Notícias

O Tribunal de Contas da União está investigando a obra da refinaria Abreu e Lima da Petrobras em Pernambuco. A estatal brasileira está arcando sozinha com todos os custos da construção do projeto que era para ser uma parceria com a PDVSA - a estatal de petróleo da Venezuela. Mas o acordo firmado entre os então presidentes Lula e Hugo Chávez nunca teve a situação jurídica formalizada.

Desde 2008, o TCU faz auditorias na refinaria e já concluiu que houve superfaturamento em alguns contratos. O custo inicial da obra saltou de mais US$ 2 bilhões para cerca de US$ 18 bilhões. A presidente da Petrobras, Graça Foster, já classificou publicamente os gastos com a refinaria como uma história a não ser repetida.

A sociedade entre Brasil e Venezuela para a construção da Refinaria de Abreu e Lima, que fica em Ipojuca, foi anunciada em 2005, pelos ex-presidentes. Pelo acordo, a obra, incluída no PAC (Programa de Aceleração de Crescimento), deveria ser bancada pela Petrobras (com 60%) e pela PDVSA (com os 40% restantes).

A Petrobras também é investigada pelo TCU pela compra de metade da refinaria de Pasadena, nos EUA. O negócio foi realizado em 2006 e é alvo de investigações também na Polícia Federal e no Ministério Público por suspeita de superfaturamento e evasão de divisas.

Cerca de mil pessoas lotaram o auditório do Clube da Aga, em Garanhuns, para receber o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e os pré-candidatos da Frente Popular, Paulo Câmara, Raul Henry e Fernando Bezerra Coelho. O encontro foi o quinto de uma série de reuniões com a população para ouvir propostas e construir em conjunto o programa de governo da Frente popular para as próximas eleições.

Foi a primeira Agenda 40 no Agreste Meridional. O evento contou com a participação de 17 prefeitos. Ao longo da agenda, os participantes receberam cópias das diretrizes programáticas da Frente e fichas para sugestões de ações para compor o planejamento dos pré-candidatos Paulo Câmara, Raul Henry e Fernando Bezerra.

Durante o encontro, o governador Eduardo Campos ressaltou os avanços conquistados por Pernambuco nos últimos anos e a necessidade de retomar o crescimento em nível nacional. Ainda no encontro foi anunciada a data de 29 de junho para a convenção do PSB de Pernambuco para formalizar as candidaturas de Paulo Câmara, Raul Henry e Fernando Bezerra.

Com o objetivo de reforçar a luta pela implantação do Orçamento Impositivo – aprovado no Congresso Nacional – nas administrações municipais, a União dos Vereadores de Pernambuco (UVP) promove, a partir de amanhã (26), o Congresso Estadual de Vereadores e Servidores de Câmaras e Prefeituras Municipais de Pernambuco, no auditório do Hotel Portal de Gravatá, no município homônimo do Agreste.

O evento, que receberá os pré-candidatos ao Governo do Estado pelo PSB, Paulo Câmara (secretário da Fazenda), e pelo PTB, senador Armando Monteiro Neto, vai até a sexta-feira (28). O atual modelo do pacto federativo e a possibilidade de sua revisão também será alvo de discussão.

Uma auditoria do TCU feita em parceria com Tribunais de Contas dos Estados, entre os quais o de Pernambuco, constatou que há carência de 32 mil professores com formação específica nas 12 disciplinas obrigatórias do nível médio. Segundo o relator da auditoria, ministro Valmir Campelo, o problema poderia ser solucionado com uma boa gestão. Física, química e sociologia são as áreas mais carentes de professores.

O TCU constatou também na auditoria que há 61 mil professores concursados fora das salas de aula por estarem cedidos a órgãos diversos. Desse total, 5 mil estão trabalhando fora da área de educação. Além disso, há cerca de 46 mil professores na rede pública estadual que não têm formação específica em nenhuma das 12 disciplinas obrigatórias.

Entre março do ano passado e fevereiro deste ano, representantes dos tribunais estaduais visitaram 580 escolas de ensino médio em todo o País, com exceção de São Paulo e Roraima, que não quiseram participar da auditoria. Foram avaliados aspectos relativos a quatro eixos: cobertura, professores, gestão e financiamento do ensino médio.

Foto: Internet\DivulgaçãoFoto: Internet\DivulgaçãoA partir de hoje (25) trabalhadoras rurais e familiares de municípios do interior de Pernambuco e do Ceará receberão um mutirão de documentação. No Agreste pernambucano, mulheres dos municípios de Águas Belas (hoje, 25 e amanhã -26) e de Bom Conselho (quinta, 27 e sexta, 28), poderão receber os serviços.

Já no Ceará, as ações ocorrerão em Boa Viagem, Madalena, Caridade e e Paramoti. A iniciativa é do Ministério do Desenvolvimento Agrário e tem o objetivo de garantir o acesso à documentação civil, trabalhista e previdenciária do público-alvo.

De acordo com a coordenadora de Acesso à Terra e Cidadania, Layla Torres, do MDA, o mutirão é importante devido à demanda da documentação. Durante os atendimentos serão realizadas palestras e orientações sobre como acessar políticas públicas, violência contra à mulher e serviços previdenciários.

Os serviços são gratuitos. O horário de atendimento é das 8h às 17h. Em Águas Belas, o primeiro dia emissão de documentos será no Povoado Curral Novo. No segundo dia, ocorrerá na Aldeia Indígena Fulni-ô e no Espaço Nordeste, que fica localizado na Praça Nossa Senhora da Conceição, em frente à prefeitura. No município de Bom Conselho, o primeiro dia de serviços ocorrerá no distrito Rainha Isabel e o segundo dia será no distrito Logradouro dos Leões.

Municípios do Agreste Meridional de Pernambuco estão recebendo a Semana de Direitos Humanos, promovida pela Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos. São oferecidas várias atividades, até esta sexta-feira (28).

O evento conta com rodas de diálogo sobre Crimes Violentos Letais Intencionais na região; mutirão de documentação na Colônia Penal Feminina de Buíque, no Centro de Referência de Assistência Social de Tupanatinga e no município de Jurema; oficinas de saúde e educação junto ao público LGBT; visita a cadeias públicas; e oficina de Libras, realizada pela Superintendência de Apoio à Pessoa com Deficiência.

Além disso, haverá Feira de Cidadania na comunidade de remanescentes quilombolas Castainho, em Garanhuns, oferecendo à população diversos serviços, como vacinação contra HPV e distribuição de preservativos, panfletagem sobre violência doméstica, atendimento jurídico gratuito, oficina de reciclagem de lixo e corte de cabelo.

Para encerrar a semana, será realizado na sexta-feira (28) o Seminário Direitos Humanos e Democracia, com o objetivo de promover um grande debate sobre as ações desenvolvidas na área em Pernambuco, e oferecer um intercâmbio de experiências com os municípios.

O público de todo o evento é formado por gestores, profissionais das áreas de saúde e educação, estudantes e população em geral. De acordo com o secretário executivo Paulo Moraes, de Direitos Humanos, o objetivo do evento é promover a sensibilização das redes parceiras e da sociedade civil sobre a importância da preservação da cidadania, através do combate às violações.

Para esclarecimentos de dúvidas, interessados podem ligar para (81) 3183-3152.

CIDADE

ATIVIDADE

LOCAL

DATA E HORÁRIO

Garanhuns

Exposição: A Verdade da Repressão, A Memória da Resistência

Escola de Refência em Ensino Médio

24 a 28, horário de funcionameto local

Capoeiras

Oficina: Direitos e Deveres da Pessoa Presa

Cadeia

25, às 8h

Itaíba

Monitoramento do Defensor de Direitos Humanos Protegido

Visita a campo

25, de 9h às 12h

Garanhuns

Oficina: Rede de Saúde e Cidadania LGBT

Auditório da Codeam

25, de 9h às 12h

Saloá

Oficina: Direitos e Deveres da Pessoa Presa

Cadeia

25, às 11h

Garanhuns

Palestra: Direitos Humanos, Alternativas Penais, Enfrentamento à Violência de Gênero, com Enfoque nos Grupos Reflexivos

Fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite

25, às 9h

Bom Conselho

Oficina: Direitos e Deveres da Pessoa Presa

Cadeia

25, às 14h

Garanhuns

Visita

Cadeia

25, às 14h

Garanhuns

Reunião da Equipe de CVLI

Delegacia de CVLI

25, às 15h

Garanhuns

Roda de Dialógo com Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas)

Gerência Regional de Educação (GRE)

26, às 9h

Águas Belas

Monitoramento do Defensor de Direitos Humanos Protegido

Visita a campo

26, de 9h às 12h

Buíque

Retirada gratuita de documentos

Colônia Penal Feminana

26, de 9h às 13h

Saloá

Oficinas, ouvidas e orientações jurídicas

Cadeia

26, às 15h

Tupanatinga

Retirada gratuita de documentos

Cras

27, de 9h às 13h

Garanhuns

Reunião com a sociedade civil

Auditória da Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (Aesga)

27, de 9h às 13h

Canhotinho

Mutirão de Direitos

Centro de Ressocialização do Agreste (CRA)

27, às 9h

Garanhuns

Dialogando, Identidade e Território

Timbó

27, às 10h

Garanhuns

Reunião com gestores municipais

GRE

27, às 10h

Garanhuns

Oficina: Profissionais da Educação e Cidadania LGBT

Escola Dom Juvêncio de Britto

27, de 14h às 16h

Garanhuns

Seminário Regional Direitos Humanos e Democracia

Seminário São José

28, de 8h às 13h

Jurema

Retirada gratuita de documentos

Secretaria de Ação Social

28, de 9h às 13h

Garanhuns

Concurso de Talentos "Diversidade em Cena"

Escola Estadual Jerônimo Gueiros

28, de 20h às 22h

 

O Ministério da Integração Nacional lança, hoje (25), a terceira edição do Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional. O concurso visa ao envolvimento entre o poder público e a sociedade civil, para identificar medidas concretas para a redução das desigualdades entre as regiões brasileiras. As inscrições podem ser feitas de hoje (25) a 30 de junho.

Defensor da Amazônia, o professor Armando Dias Mendes é o homenageado desta edição. A escolha foi feita com base no legado do especialista e por sua importante contribuição na gestão dos projetos implementados na área de desenvolvimento regional, sobretudo na região Amazônica.

Dividido em três categorias, o prêmio contemplará trabalhos acadêmicos em níveis de doutorado e mestrado, projetos inovadores e inéditos, que visem à promoção da equidade no acesso a oportunidades de desenvolvimento. Os projetos selecionados receberão prêmios que variam entre R$ 13 mil a R$ 50 mil.

Hoje (25), o Secretário de Defesa Social Alessandro Carvalho está em Serra Talhada e concederá entrevista coletiva a imprensa local e da região sobre a onda de violência que tem assustado a população ultimamente. A entrevista acontecerá na Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada. Ele também discutirá com as Polícias Militar e Civil estratégias para frear a onda de criminalidade.

Pelas investigações dos crimes, nenhuma possibilidade está descartada, nem mesmo a atuação de grupos de extermínio. Ainda hoje, haverá reunião do Conselho Municipal de Segurança, convocada pela prefeitura. No fim de semana,  foram mais cinco homicídios registrados.  Com estas execuções, sobe para 17 o número de assassinatos ocorridos em Serra Talhada em pouco mais de dois meses.

Começou ontem e vai até a sexta-feira (28) uma inspeção que a Corregedoria Nacional do Ministério Público realiza nas unidades do órgão em Pernambuco: o Ministério Público de Pernambuco, o Federal, do Trabalho e Militar. O objetivo é verificar o funcionamento dos serviços administrativos e funcionais na capital e no interior.

Serão checadas condições de trabalho dos servidores, atuação dos membros e cumprimento de determinações legais e das resoluções da Corregedoria. Um relatório final será elaborado e apresentado em plenário. Além disso, a Corregedoria também fará atendimento ao público. Sugestões, reclamações, elogios, denúncias e observações serão registradas.

O atendimento será de hoje (25) até quinta-feira (27), das 9h às 13h, e acontecerá de forma simultânea em dois locais: na sede da Procuradoria Geral de Justiça do MPPE e na sede da Procuradoria da República em Pernambuco. Os interessados devem levar original e cópia da carteira de identidade e de comprovante de residência, além de documentos para esclarecer os fatos relatados. Os cidadãos serão recebidos por ordem de chegada.

Hoje (25), às 15h, será instalada a Comissão Mista do Orçamento do Congresso Nacional para o exercício de 2014. A presidência da Comissão, que este ano caberá a um deputado, deverá ser ocupada por Devanir Ribeiro (PT-SP). O deputado Sílvio Costa (PSC-PE) será o único pernambucano na Comissão.

A Comissão é composta de 46 titulares (sendo 34 deputados e 12 senadores), com igual número de suplentes. A distribuição das vagas segue o critério da proporcionalidade, baseada no tamanho das bancadas. PT e PMDB têm maior número de integrantes.

A Comissão Mista de Orçamento, além de ser responsável por analisar os projetos de lei que definem os gastos do Executivo, também tem a tarefa de avaliar como esses recursos são aplicados e apontar eventuais irregularidades.

Insatisfeitos com o piso salarial, os Técnico-administrativos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) entraram em greve por tempo indeterminado ontem (24). A greve é nacional e já abrange 38 universidades. O primeiro ato da manifestação foi realizado na Reitoria da UFPE. A estimativa é de que mais técnicos possam aderir à paralisação, devendo se ampliar em outros setores da faculdade.

O setor de marcação do Hospital das Clínicas foi paralisado durante a manhã de ontem. Apenas os pacientes que estavam com as consultas agendadas foram atendidos. Os técnicos debateram sobre alguns pontos citados na campanha do atual reitor que ainda não foram cumpridos. Entre as reivindicações está o aprimoramento da carreira e o estabelecimento de 30h com turnos contínuos. Hoje os grevistas têm uma carga horária de 40h.

Inicialmente não houve nenhum impasse no que se refere ao atendimento nas Bibliotecas. No caso das pessoas que não conseguirem solicitar empréstimos para livros nas bibliotecas setoriais, deverão encaminhar para o atendimento na biblioteca Central da Universidade. Uma reunião, decidirá o calendário e lugares onde acontecerão os próximos atos da greve.

As inscrições para os cursos de extensão da Universidade Aberta à Terceira Idade (UnATI) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para o ano de 2014, que tem como principal objetivo promover cursos de educação permanente para pessoas com mais de 60 anos, são abertas hoje (25) através do site clickpe.com.br. As vagas são limitadas e ficarão abertas até o preenchimento das vagas.

São oferecidos, entre outros, cursos de língua, informática, xadrez, pintura e teatro. A listagem completa de cursos pode ser conferida através do site da Pró-Reitoria de Extensão da UFPE. No início das aulas, o aluno deverá apresentar a confirmação de inscrição impressa e as cópias dos documentos de identidade e CPF. Os estudantes também devem ficar atentos às datas de início das aulas, que constam na lista de cursos, já que eles não começam todos no mesmo dia.

A Universidade Aberta à Terceira Idade é um Programa de Extensão vinculado ao Programa do Idoso (Proidoso). O principal objetivo é promover cursos de educação permanente para pessoas com mais de 60 anos. Mais informações através do e-mail proidoso@ufpe.br ou dos telefones: (81) 2126.7366 / (81) 2126.7367

 

Fotos: Polícia Militar/ divulgaçãoFotos: Polícia Militar/ divulgaçãoPoliciais militares em Riacho das Almas, no Agreste do Estado, prenderam ontem (24) dois homens suspeitos pela prática de latrocínio - roubo seguido de morte - em um supermercado na cidade no último dia 17. Segundo a polícia, na casa de um dos acusados, o Isvaldo José dos Santos, 23 anos, no Sítio Palmatória, na zona rural do município, os policiais encontram um revolver calibre 38, 22 munições e a quantia de R$ 1.446 em dinheiro.

Já no Sítio Areias, também na zona rural, foi preso o segundo acusado, identificado como Janailson José dos Santos, 21. Ainda de acordo com a polícia, Isvaldo estava em liberdade provisória porque cumpria pena por porte ilegal de arma de fogo. O suspeito é apontado como o autor do disparo que matou o funcionário do supermercado no assalto do último dia 17.

Os dois suspeitos foram encaminhados à Delegacia de Plantão, em Bezerros, onde estão à disposição da Justiça.

 

Somente no ano de 2013 foram registrados 4360 casos novos em Pernambuco Foto: DivulgaçãoSomente no ano de 2013 foram registrados 4360 casos novos em Pernambuco Foto: DivulgaçãoO Ministério da Saúde anunciou (24), Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, a implantação de um teste rápido gratuito para diagnóstico da doença na rede pública. Os equipamentos que têm a capacidade de detectar o bacilo causador da doença em até duas horas serão distribuídos ainda nesta semana em Pernambuco e nos estados de Amazonas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, além do Distrito Federal.

O Gene Xpert, como é chamado o teste, também identifica se a pessoa tem resistência ao antibiótico rifampicina, usado no tratamento da tuberculose. Uma campanha Nacional, com o cantor Tiaguinho, está sendo divulgada nos veículos de comunicação de todo o País para alertar a população que a doença tem cura.

Em 2013, Pernambuco encontrava-se no 3º lugar em incidência e o 2º em taxa de mortalidade, notificando 4360 casos novos. A tuberculose é um grave problema de saúde pública, devido a sua grande magnitude, transcendência e vulnerabilidade, merecendo atenção de toda sociedade para o controle desta doença.

Uma mulher de 60 anos foi encontrada morta dentro de uma plantação de bananas no Sítio dos Coxos, na zona rural de Macaparana, na Zona da Mata Norte. O corpo de Josefa Enedina da Silva estava despido, apresentava sinais de violência sexual e várias lesões na cabeça, provocadas por pauladas.

A mãe da vítima, uma idosa de 98 anos, disse aos policiais que um homem desconhecido, de cor morena, teria entrado na casa dela e arrastado a filha. A casa onde a vítima morava com a mãe fica em um local de difícil acesso. O corpo de Josefa foi encaminhado ao Instituto Médico Legal, no Recife. O caso foi registrado na delegacia da cidade, que irá investigar o crime.

Na casa de um dos suspeitos foram encontradas 56 pedras de crack, 550 gramas de maconha, e R$ 1.813. (Foto: Divulgação/ Rocam)Na casa de um dos suspeitos foram encontradas 56 pedras de crack, 550 gramas de maconha, e R$ 1.813. (Foto: Divulgação/ Rocam)Dois homens foram presos suspeitos de tráfico de drogas em São Bento do Una, no Agreste pernambucano. Foram apreendidas 71 pedras de crack e 47 porções de maconha. As apreensões ocorreram na Rua 04, no Bairro Iraque, no domingo (23).

De acordo com o sargento Gilson Lima Ribeiro, da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (Rocam), um homem de 22 anos foi preso por porte ilegal de arma. “Após essa prisão, fomos na casa de outro suspeito, de 37 anos, onde encontramos 47 porções de maconha, 15 pedras de crack e R$ 380”, diz.

Ainda segundo o sargento, depois de prender o segundo suspeito, a equipe da Rocam foi até a casa do primeiro homem preso, onde foram encontradas 56 pedras de crack. “Também encontramos 20 gramas de crack, 550 gramas de maconha, e R$ 1.813”, afirma Gilson.

Os suspeitos foram autuados em flagrante e encaminhados ao Presídio Desembargador Augusto Duque, em Pesqueira, na mesma região.

g1

Ouvintes Online

Nós temos 860 visitantes online

Acessos

Enquete

Você acha que o Brasil será campeão da Copa de 2014?
 
As Campeãs da Semana
-Cavaleiros%20do%20Forro%20VAI%20MORRER%20DE%20ME%20LIGAR%20%20Dezembro%202013.mp3
-Henrique%20e%20Juliano%20RECAIDAS%20Janeiro%202014.mp3
-Gusttavo%20Lima%20TO%20SOLTO%20NA%20NIGHT%20Fevereiro%2014.mp3
-Lucas%20Lucco%20MOZAO%20FEV.2014.mp3
-Fernando%20e%20Sorocaba%20GAVETA%20Fevereiro%2014.mp3
-Forro%20da%20Pegacao%20METE%20O%20FIO%20DENTAL%20Outubro%2013.mp3
-Luan%20Santana%20CE%20TOPA%20070214.mp3
-Thiaguinho%20SERA%20QUE%20E%20AMOR%20Novembro%202013.mp3
-Limao%20com%20Mel%20TA%20FAZENDO%20FALTA%20Fevereiro%2014.mp3
-Alicia%20Keys%20BRAND%20NEW%20ME%20070214.mp3
-Thaeme%20e%20Thiago%20CAFAJESTE%20Fevereiro%2014.mp3
-Cristiano%20Araujo%20LEPO%20LEPO%20Fevereiro%2014.mp3

Mural

aildo inacio inacio
Data: 02/05/2012


gostaria de registrar aniversario de tarcisia que esta aniversariando hoje dia 2 de maio ela reside no sitio queimadas buiuque rcebe os parabens de de sua irma rosivania de sua mae da paz e de s...

Publicidade de Primeira

Banner

Twitter

Banner