A avaliação ótima/boa do governo da presidente Dilma Rousseff (PT) caiu de 42% em dezembro para 23% agora. É o que mostra pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (7). Já avaliação dos que consideram o governo da petista ruim e péssimo subiu de 24% em dezembro para atuais 44%, de acordo com o levantamento.

Os resultados vêm em meio à combinação do escândalo de corrupção na Petrobras e da piora da economia brasileira. Trata-se da pior marca desde que Dilma chegou ao Planalto e da avaliação mais baixa de um governo federal desde Fernando Henrique Cardoso em dezembro de 1999 (46% de ruim/péssimo).

Segundo o Datafolha, 77% dos entrevistados acreditam que Dilma tinha conhecimento da corrupção na Petrobras. De cada dez entrevistados, seis consideram que a presidente mentiu durante a campanha eleitoral. Para 46%, ela falou mais mentiras que verdades – desses, 25% se dizem petistas. E, para 14%, Dilma só disse mentiras.

Nota vermelha

De acordo com o levantamento do Datafolha, Dilma obteve a primeira nota vermelha (4,8) após quatro anos no governo e uma campanha vitoriosa pela reeleição.

O quádruplo homicídio de três conselheiros tutelares - Lindemberg Vasconcelos, Carmem Lúcia da Silva e Daniel Farias – e de Ana Rita Venâncio, avó de uma criança amparada pelo órgão, será investigado por uma equipe especializada montada pela Secretaria de Defesa Social (SDS). Os assassinatos ocorreram na noite da última sexta-feira (6) em Poção, no Agreste do Estado. Os enterros ocorreram neste domingo (08), no cemitério do município.

Conforme o Governo do Estado, quatro equipes da Polícia Civil foram acionadas para investigar os crimes. Os grupos, com um delegado cada, são especializados em investigação de homicídios, e foram acionadas de Caruaru e Belo Jardim para Poção, tão logo o fato chegou ao conhecimento da Polícia. A força-tarefa é coordenada pelo delegado Erick Lessa, Gestor de Controle Operacional do Interior 1, que engloba o Agreste e Zona da Mata. "Mas ainda nesta noite, o diretor do Interior 1, delegado Darley, assumirá o comando da força-tarefa", explicou a SDS, em nota.

O Instituto de Criminalística (IC) e o Instituto Médico Legal (IML) também foram acionados. "Todo o efetivo da Polícia Militar da região se encontra à disposição da Polícia Civil para eventuais diligências que contribuam para o esclarecimento do caso. A determinação expressa do governador Paulo Câmara é que o crime seja rapidamente elucidado e para isso recomendou todos os esforços do Estado", finalizou o texto.

Despedida

Os sepultamentos dos corpos das vítimas contaram com a participação do governador Paulo Câmara e dos secretários de Defesa Social, Alessandro Carvalho, e de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Isaltino Nascimento, que prestaram condolências aos parentes dos três conselheiros e da idosa. Conselheiros tutelares de várias partes do Estado também compareceram aos momentos de despedida.

Os três conselheiros tutelares saíram da cidade de Arcoverde, no Sertão, em um carro do órgão em direção a um sítio no município de Poção. Ana Rita e sua neta, uma criança de aproximadamente 2 anos, estavam no mesmo carro. Os quatro adultos foram mortos com tiros na cabeça e um deles também foi alvejado no tórax. A menina passa bem.

Enterro foi acompanhado por milhares de pessoas / Foto: Alexandre Gondim/JC ImagemEnterro foi acompanhado por milhares de pessoas / Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

O enterro dos três conselheiros tutelares e da professora aposentada assassinados na noite da última sexta-feira (6), em Poção, no Agreste do Estado, foi marcado pelo clima de comoção. Milhares de pessoas acompanharam o cortejo de perto e as ruas da cidade ficaram lotadas. Conselheiros tutelares de outros municípios, além do governador Paulo Câmara (PSB) também participaram do sepultamento.

Os caixões das vítimas da chacina foram conduzidos até o cemitério da cidade em quatro carros. A todo o momento, a população, bastante comovida, aplaudia o cortejo, como uma forma de homenagear as vítimas da tragédia. O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, e o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Isaltino Nascimento estiveram no enterro junto com o governador.

Visivelmente emocionado, o pai do conselheiro tutelar Lindemberg Vasconcelos, o aposentado Luiz França, afirmou esperar que o empenho prometido na resolução do caso seja cumprido. "Espero que não tenha sido apenas no calor do momento, e que sejam tomadas todas as providências necessárias para que os responsáveis sejam presos e paguem pelo que fizeram", explicou. "Toda a cidade está sentindo muito o que aconteceu. A comoção foi além de Poção", completou Luiz França.

Assim como no dia anterior, conselheiros tutelares de várias partes do Estado foram até a cidade neste domingo (8) para acompanhar o enterro. O grupo agendou um ato ecumênico para a próxima quinta-feira (12) na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Além de lembrar os colegas assassinados, a reunião tem o objetivo de discutir as reivindicações da categoria e elaborar um documento para cobrar do Estado melhores condições de trabalho.

Em entrevista ao Jonal do Commercio, o governador Paulo Câmara (PSB) garantiu que todas as medidas necessárias serão tomadas para que os conselheiros tutelares possam exercer suas funções com segurança. "Os conselheiros tutelares exercem uma função muito importante porque são funcionários públicos que trabalham em favor da coletividade. Nós vamos, como Estado, garantir as condições necessárias para que esses profissionais possam cumprir suas funções com segurança", afirmou o governador.

Bandidos usam picareta para tentar arrombar cofre de caixa eletrônico, em Poção, no Agreste de Pernambuco (Foto: Divulgação/ Polícia Militar)Bandidos usam picareta para tentar arrombar cofre de caixa eletrônico, em Poção, no Agreste de Pernambuco (Foto: Divulgação/ Polícia Militar)

Bandidos tentaram arrombar o único caixa eletrônico de um posto de atendimento do Banco Bradesco, em Poção, no Agreste de Pernambuco. O caso ocorreu na madrugada desta sexta-feira (6).

O grupo usou uma picareta para tentar arrombar o cofre do caixa. Ao perceber que um vigilante se aproximava do local em um carro, os envolvidos teriam se assustado e disparado contra o guarda, que não foi ferido. Os disparos atingiram a porta que dá acesso ao estabelecimento.

Os criminosos estavam armados com pistolas e fuzis e fugiram em uma caminhonete sem levar dinheiro. As informações são da Polícia Militar e do delegado Paollus Edwardo Leite de Mendonça. Este informou, ainda, que o grupo está sendo procurado.

Objetos encontrados em plantação de maconha no município de Betânia, Pernambuco (Foto: Divulgação/ Ciosac)Objetos encontrados em plantação de maconha no município de Betânia, Pernambuco (Foto: Divulgação/ Ciosac)A Companhia de Operações e Sobrevivência em Área de Caatinga (Ciosac) encontrou 2.832 pés de maconha e 60g de sementes da erva, aproximadamente, no Sítio Serrote Redondo, em Betânia, Sertão pernambucano.

A ação ocorreu nesta sexta-feira (6), quando também houve a erradicação de maior parte da plantação, já que outra é levada para registro e perícia.

O sargento Ivanildo Lima, comandante a operação, contou ao G1 que os policiais chegaram ao local após denúncias sobre uma plantação irrigada, mas tiveram dificuldades no percurso.

A equipe com nove homens estacionou a viatura, andou por 3km na caatinga e encontrou o reservatório com uma mangueira que seguia sob o terreno.

A 1,5km de lá, guiando-se pelos sinais do tubo enterrado, os policiais encontraram a roça. "Conseguimos visualizar dois homens, mas eles também nos viram e conseguiram escapar pela caatinga. Inclusive, um efetuou disparos contra nossos policiais, mas nenhum se feriu", destacou.

Em meio à plantação, a Ciosac ainda encontrou objetos como um revólver calibre 38 com munição, bicicleta, redes e mangueiras, mas nada que pudesse identificá-los, também de acordo com o sargento.

Ele igualmente informa que, para ajudar às investigações, as pessoas podem ligar para o número 190, da Polícia Militar, o (87) 3848-3909/ 3910, da Companhia, ou (87) 3852-1902, da Delegacia de Polícia Civil.

 

A Polícia Militar e a Polícia Civil registraram mais homicídios no interior de Pernambuco. Casos ocorreram em Caruaru, Cupira e Toritama, no Agreste, e em Quipapá, na Zona da Mata Sul, entre a tarde e a noite da sexta-feira (6). Até o momento desta publicação, em todos eles, não há suspeitos presos.

O homicídio de Caruaru ocorreu na Vila do Aeroporto; a vítima é um homem de 26 anos. Ele estava conversando com um conhecido, em frente à casa onde mora, quando duas pessoas em uma motocicleta o abordaram e efetuaram disparos. Segundo a Polícia Civil, não há informações sobre ele ter passagem pela Justiça, mas foram encontradas duas pedras de crack em um bolso da calça que usava.

A morte de um jovem de 24 anos está registrada na unidade da PM em Cupira e ocorreu às margens da Barragem de Sapucarana. O corpo, marcado por tiros, teria sido arrastado e jogado no reservatório. A moto que pilotava foi jogada em cima. Ele seria usuário de drogas e a polícia investiga se ele responde por algum caso na Justiça.

Em Toritama, o assassinato foi na Vila Areial. Um jovem de 19 anos, morador da Avenida Planatalto e natural de Caruaru, foi morto a tiros. Informações da Polícia Militar indicam que várias pessoas em um carro e três motocicletas cometeram o crime.

Já em Quipapá, a PM encontrou o corpo às margens de um rio, com perfuração provocada por arma de fogo, possivelmente; por isso, trabalha com a hipótese de homicídio. Ele seria de um homem de 24 anos que estava desaparecido desde a quinta-feira, quando o viram na garupa de uma moto, ainda segundo a polícia.

Cientistas americanos descobriram uma forma de transformar um smartphone comum em um dispositivo rápido e fácil de usar para realizar testes de detecção de HIV e sífilis. Usando um acessório, cuja fabricação custa US$ 34 - uma diferença enorme com relação a testes de diagnóstico padrão, que custam em média US$ 18 mil -, gotas de sangue são analisadas em busca de anticorpos das doenças em questão de minutos, destacou a pesquisa, realizada por engenheiros da Universidade de Columbia.

Quando acoplado à entrada de áudio de um smartphone, os cientistas explicaram que o dispositivo imitou o ensaio imunossorvente ligado à enzima, um teste de HIV muito conhecido, e "teve um desempenho quase tão bom" quanto o exame tradicional. O estudo inicial, realizado com 96 mulheres em Ruanda, foi publicado num periódico de especialidades médicas.

Estão abertas as inscrições para o concurso que seleciona servidores técnico-administrativos em educação para a Universidade Federal de Pernambuco. São oferecidas vagas dos níveis fundamental, médio e superior, para os campi do Recife, Caruaru e Vitória de Santo Antão. Os salários básicos variam entre R$ 1.656,23 e R$ 3.491,95. As inscrições seguem até 22 de março.

O edital do concurso está disponível no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe). Os candidatos devem realizar as inscrições através do site da Covest. Para os cargos de nível superior, a taxa de inscrição é de R$ 80. Já para os cargos de nível médio ou fundamental, a inscrição custa R$ 45. O pagamento é feito exclusivamente no Banco do Brasil, até 23 de março.

Durante a seleção, os candidatos passarão por uma prova escrita/objetiva, prevista para ser realizada em 26 de abril. Para alguns cargos, será necessário ainda uma etapa que inclui uma avaliação prática, prevista para ser feita entre 23 de maio e 7 de junho. Dúvidas sobre a seleção podem ser esclarecidas pelo telefone da Progepe (81) 2126-8670.

Garanhuns divulga, hoje, edital para provimento de vagas em cargos públicos. A banca realizadora da prova será o Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (Iaupe). Ao todo serão oferecidas 253 vagas em cargos de nível superior, médio, técnico e fundamental. As inscrições já estarão disponíveis na próxima segunda-feira (9)  e serão encerradas no dia 08 de março.

O documento poderá ser visualizado no Diário Oficial dos Municípios/Amupe (www.diariomunicipal.com.br/amupe) e no site da Universidade de Pernambuco (www.upenet.com.br). O valor da inscrição varia de acordo com o nível do cargo, sendo R$100 para nível superior, R$70 para médio e técnico e R$40 para fundamental.

A data para a realização das provas objetivas estão previstas para o dia 29 de março e  o resultado final do concurso deverá ser divulgado no dia 08 de maio, no site do órgão organizador da prova, exceto para Guarda Municipal, cargo que ainda exige exames médico, de aptidão física e exame psicotécnico, além de um curso específico de formação e só será divulgado no dia 11 de setembro.

Na cidade de Buíque, o frevo da banda Som Bless Sete vai tomar conta do Baile Carnavalesco amanhã, às 22h. Em Araripina, a comemoração do Carnaval ficará terá cortejo pelas ruas do município com apresentações de frevo, grupo carnavalesco e a Bicharada do mestre Jaime. A entrada será gratuita.

Já em Petrolina, no período até dia 13, haverá exposição de adereços carnavalescos de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 20h30. No dia 07, ganha vez a prévia carnavalesca do comércio, em parceria com a Sindilojas, com orquestra de frevo das 10h às 16h.

Para quem mora no Agreste, Garanhuns terá festa carnavalesca no dia 15 e 16. Brincadeiras, concursos, mini bloco e música vão tomar conta dos dois dias. As atividades tem início sempre às 10h.

O encerramento da festividade será em Surubim com o bloco “O Menino do Sesc”, no dia 22 de fevereiro, às 15h. Haverá desfile pela principal avenida da cidade, a São Sebastião, ao som da Orquestra 100% Mulher.

Mais populosa Região Metropolitana do Nordeste, segundo o IBGE, com 3,88 milhões de habitantes estimados em 2014, o Grande Recife pode dar um salto e sua população e passar de 4 milhões este ano. Projeto de Lei Complementar, que acaba de ser protocolado na Assembleia Legislativa, propõe a inclusão dos municípios de Escada, Goiana, Ribeirão e Sirinhaém entre os que compõem a RMR, passando das atuais 14 para 18 cidades.

Os deputados começam a analisar, a partir de terça-feira (10), os projetos de leis registrados pelos parlamentares no Departamento Legislativo da Casa. A proposta de ampliação da Região Metropolitana do Recife é do deputado Everaldo Cabral (PP).

Os prefeitos do Litoral Norte se reuniram, na sede da Amupe, para anunciar redução nos gastos do Carnaval este ano em seus municípios. Os gestores de Itapissuma, Abreu e Lima, Igarassu, Araçoiaba, Goiana e Condado sinalizaram uma economia de 70% a 80% com as despesas.

Em Abreu e Lima, Marcos José disse que economizará cerca de 300 mil com as festividades de momo na cidade, mas que o apoio aos blocos e troças registradas na Prefeitura estão mantidos.

Em contrapartida, o prefeito de Abreu e Lima direcionará o valor economizado dos recursos próprios da Prefeitura em obras de reformas de Postos de Saúde da Família e das escolas municipais da cidade.

A terceira rodada de negociações entre governo do estado, policiais e bombeiros militares terminou ontem com o anúncio de 3.791 promoções, além de promessas de aumento no valor do tíquete-refeição e na gratificação de motorista. O percentual de reajuste dos benefícios ainda está sendo estudado e somente deve ser anunciado à categoria na próxima segunda-feira, em mais um encontro na Secretaria de Administração do estado.

Representantes da categoria, no entanto, ainda se dizem insatisfeitos com a proposta do governo. Eles pleiteiam a implantação de um plano de cargos e carreiras. Segundo eles, são 2,2 mil soldados com mais de 10 anos sem promoção e 4,7 mil cabos com mais de 20 anos, nas mesmas condições, quando o aumento de salário deveria acontecer com base no tempo de serviço ou merecimento. A tropa apresentou proposta de pelo menos cinco mil promoções.

O maior número de atendidos com o aumento de salário está na PM, onde 1.579 soldados serão promovidos a cabo. Entre os bombeiros, 375 soldados promovidos para cabo e 369 cabos elevados a 3º sargento. O secretário, no entanto, não quis falar sobre os concursados da PM do ano de 2009, cujo prazo de contratação expira em 18 deste mês. Em 2 de janeiro, o governador Paulo Câmara anunciou que fará novo concurso para as polícias Civil e Militar este ano

O Disque 100, serviço de recebimento de denúncias da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, registrou 91.342 denúncias sobre violação de direitos de crianças e adolescentes em 2014, com o relato principalmente de casos de negligência, violência psicológica, física e sexual.

O balanço será divulgado ainda hoje(6) pela ministra da Ideli Salvatti, no lançamento da Campanha de Carnaval pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes, em parceria com o Ministério do Turismo. Com o tema “Não desvie o olhar. Fique atento. Denuncie. Proteja nossas crianças e adolescentes da violência”, a divulgação nacional será realizada entre os dias 9 e 22 de fevereiro.

O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância de prevenir e denunciar possíveis casos de violação de direitos da população infanto-juvenil neste período de grande movimentação turística no Brasil.

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de estágio para o Campus Recife e a Reitoria do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). A seleção deve formar um banco de dados em 46 áreas. O estágio para os estudantes selecionados está previsto para começar em abril. As inscrições seguem até 18 de fevereiro, no site do IFPE.

Podem participar estudantes de cursos superiores e técnicos. Os aprovados terão um contrato de um ano, podendo ser renovado por outro ano. Eles receberão uma bolsa-estágio no valor de R$ 364 (cursos superiores) ou R$ 203 (cursos técnicos), além de auxílio transporte de R$ 132, para os dois níveis.

O Ministério da Educação divulgou os valores que serão repassados em 2015 para manutenção de unidades públicas de educação infantil que ficaram fora do censo escolar e que, por isso, ainda não podem, legalmente, receber os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Os valores estão definidos em portaria publicada no Diário Oficial da União. O valor anual a ser repassado a municípios e ao Distrito Federal passa a ser R$ 2.971,24 por aluno de creche pública, em período integral; R$ 2.285,57 por aluno de creche pública, em período parcial; R$ 2.971,24 por aluno de pré-escola pública, em período integral, e R$ 2.285,57 por aluno de pré-escola pública, em período parcial.

Antes de abril de 2013, até que as escolas fossem incluídas no censo, tinham de usar recursos próprios para manutenção de novas turmas. A iniciativa é consequência do lançamento do Programa Brasil Carinhoso, parte do Plano Brasil sem Miséria, que beneficia famílias com crianças até 6 anos.

As Campeãs da Semana
-Cavaleiros%20do%20Forro%20GELO%20NA%20BALADA%20Agosto%2014.mp3
Luan%20Santana%20TANTO%20FAZ.mp3
-Gusttavo%20Lima%20TO%20SOLTO%20NA%20NIGHT%20Fevereiro%2014.mp3
-Gabriel%20Diniz%20SABE%20DE%20NADA%20INOCENTE%20Maio%2014.mp3
Anitta%20NA%20BATIDA.mp3
-Michel%20Telo%20LEVEMENTE%20ALTERADO%20Novembvro%202013.mp3
-Garota%20Safada%20-%20passou%20Pimenta%20Maio%202014.mp3
-Marcos%20e%20Belutti%20DOMINGO%20DE%20MANHA%20Maio%2014.mp3
Pablo%20do%20Arrocha%20BILU.mp3
-Joao%20Neto%20e%20Frederico%20%20CHAMAM%20ISSO%20DE%20TRAICAO%20%20Julho%2014%20Part.%20Bruno%20Marrone.mp3
-Leonardo%20Pega%20Eu%20e%20Leva%20Pra%20Voce%20Maio%2014.mp3
-Forro%20da%20Pegação%20NAO%20VA%20VIVER%20DE%20ILUSAO%20Agosto%2014.mp3

Ouvintes Online

Nós temos 101 visitantes online

Acessos

Mural

ildeberto neves
Data: 19/02/2011


Parabéns a todos da Itapuama FM Moro no Bairro de Realengo RJ e sempre qoe posso estou com a Itapuama FM abraço a toda equipe.

Twitter

Publicidade de Primeira

Banner
Banner