O concurso público para servidores técnicos-administrativos em educação da UFPE teve as datas das provas alteradas. As novas datas são: provas escritas/objetivas – em 22 de janeiro de 2017; prova prática/operacional – de 9 a 19 de março de 2017.

O Edital nº 84/2016 e a retificação podem ser consultados nos sites da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (www.ufpe.br/progepe) e no site www.covest.com.br.

Resultado de imagem para Prefeito eleito de Tupanatinga visita Petrolina para conhecer projetosResultado de imagem para Prefeito eleito de Tupanatinga visita Petrolina para conhecer projetos

O prefeito do município de Petrolina, Julio Lossio (PMDB) recebeu ontem (14) o prefeito eleito de Tupanatinga, Silvio Roque, que esteve acompanhado de nomes que comporão sua gestão a partir de Janeiro de 2017. O objetivo da visita foi buscar informações sobre programas Nova Semente e as Ames.

A missão de cada Unidade do Nova Semente é apoiar as famílias para cuidar e educar as crianças do pré-natal ao término do período pré-escolar. O projeto AME (Atendimento Multiprofissional Especializado), idealizado em 2009, visa à reestruturação da Atenção Básica através da construção de 20 unidades AME Saúde da Família. Dentro deste projeto surgiram a AME Policlinica e AME Servidor.

O Ministério Público Federal no Ceará entrou com um recurso no Tribunal Regional Federal da 5ª Região pedindo a anulação da decisão da Justiça de não anular a prova de redação do Enem.

Segundo o procurador da República Oscar Costa Filho, a ação avaliada pela 4ª Vara deveria ter sido julgada pela 8ª Vara, onde já havia sido apreciado um pedido anterior do MPF relativo ao Enem 2016.

Costa Filho havia pedido para anular a redação do Enem sob o argumento de que o suposto vazamento da prova violou o princípio de isonomia. O tema da redação deste ano constava de uma publicação do Ministério da Educação para desmentir uma prova falsa em 2015.

O procurador também citava as operações da Polícia Federal que prenderam candidatos suspeitos de fraudarem a prova. Eles souberam o tema da redação antes da aplicação da prova.

Os feras que fizeram a segunda prova da terceira etapa do Sistema Seriado de Avaliação da Universidade de Pernambuco já podem conferir o gabarito do teste. Ontem (14), os candidatos responderam 58 questões distribuídas nas disciplinas de  biologia, química, física, história, geografia e sociologia.

Além da relação com as alternativas corretas, a instituição disponibilizou o caderno de provas. Tanto o gabarito como o caderno de questões podem ser consultados no site da UPE.

Ontem (14), 1.098 candidatos do Sistema Seriado de Avaliação 3 da Universidade de Pernambuco não compareceram aos locais de prova. O número corresponde aos faltosos dos 12 campi da instituição e é equivalente a 9,55% do número total de concorrentes dessa modalidade do vestibular.

No domingo (13), primeiro dia de provas, o percentual de faltosos na instituição foi de 9,12%. O maior percentual de faltosos foi registrado em Caruaru. Somente ontem, as abstenções chegaram a 17,76% do total de candidatos para o campus do município. No domingo, o percentual de faltosos na cidade foi de 17,32%.

Os testes foram aplicados em 21 prédios distribuídos no Recife e em Garanhuns, Serra Talhada, Salgueiro, Petrolina, Palmares, Caruaru, Nazaré da Mata e Arcoverde. A UPE tem 11 campi e oferece 54 cursos de graduação. Os 11.503 vestibulandos disputam as 1.730 vagas oferecidas pelo vestibular da instituição.

Um agricultor de 35 anos morreu após sofrer um choque elétrico ontem (14) em Iati, Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, a vítima tentava trocar a lâmpada do poste quando recebeu a descarga elétrica. O caso ocorreu na zona rural.

Ainda segundo a PM, o agricultor quebrou o pescoço após cair do poste e morreu no local.

Um jovem de 18 anos foi preso na noite de ontem (14) suspeito de esfaquear um homem e manter uma grávida refém em Belo Jardim. De acordo com a Polícia Militar, não se sabe a motivação do crime.

O homem foi levado para uma unidade de saúde local e, em seguida, transferido para o Hospital Regional do Agreste em Caruaru. Até o fechamento do Notícias Populares de hoje, o estado de saúde das vítimas não havia sido informado.

O suposto criminoso foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Belo Jardim, onde foi autuado por tentativa de homicídio, e levado para o Presídio de Pesqueira.

O corpo de um jovem que não teve a idade informada foi encontrado no no Sítio Mocós, zona rural de Lajedo. De acordo com a Polícia Militar, a vítima apresentava marcas de tiros nos ouvidos, nos olhos, na cabeça e no tórax.

A Polícia Civil esteve no local e conduziu o corpo da vítima para o IML em Caruaru. Não há informações sobre a autoria e motivação do crime, que será investigado pela Delegacia de Polícia local.

Um homem de 42 anos foi morto a tiros na tarde de ontem (14) na zona rural de Belo Jardim. De acordo com a Polícia Militar, a vítima foi abordada por dois criminosos em uma moto, que efetuaram diversos disparos.

A autoria e motivação do crime ainda são desconhecidas. O corpo do homem foi removido para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru. O caso será investigado pela Delegacia de Polícia Civil do município.

Resultado de imagem para 7ª Marcha Zumbi dos Palmares  Arcoverde 2016Com o enfoque na luta contra a discriminação racial e contra a intolerância religiosa, a 7.ª Marcha Zumbi dos Palmares, ocorrerá em Arcoverde no próximo dia 19, dentro da programação da Semana da Consciência Negra.

O evento apresenta como tema "As Lutas de Dandara e Zumbi pela Igualdade". A Marcha foi idealizada pelo ativista do Movimento Negro, Luiz Eloy de Andrade, falecido em outubro de 2015, e hoje é articulada pela Associação Urucungo/Ponte de Cultura Orquestra Sertão.

Nesta 7.ª edição, a Marcha Zumbi dos Palmares está inserida na programação do Projeto "Outras Palavras" realizado pelo Governo do Estado. O evento se constitui em um cortejo que este ano será integrado, pelos Grupos: Afoxé Tambores de Oxalá, Sertão Maracatu, Boi Diamante e Maracatu Raízes do Sertão. Além de grupos de capoeiristas e de samba de coco da cidade de Arcoverde.

Resultado de imagem para Arcoverde recebe encontro de bois e ursos no próximo fim de semanaResultado de imagem para Arcoverde recebe encontro de bois e ursos no próximo fim de semana

A Liga Cultural de Bois e Similares de Arcoverde realizará no dia 20 de novembro o II ENCONTRO DE BOIS E URSOS DE ARCOVERDE. O evento ocorrerá a partir das 15h na Estação da Cultura (Antiga Estação Ferroviária) e já tem confirmadas apresentações de cerca de trinta agremiações, a maioria de Arcoverde.

Este ano o Encontro fará homenagem a João Gomes da Silva, popularmente conhecido como João Maná, que é considerado um dos grandes artistas populares de Arcoverde no segmento dos ursos de carnaval.

Segundo os organizadores, a abertura do evento será feita pelo Boi Fantástico (de Arcoverde). Em seguida, os diretores da Liga farão suas considerações e darão início aos desfiles dos Bois e Ursos.

A festa popular é inteiramente gratuita, todavia, os organizadores pedem que o público leve um kg de alimento não perecível, para distribuição em comunidades carentes de Arcoverde.

Resultado de imagem para Escola Técnica de Sertânia ganhará curso de AgroecologiaResultado de imagem para Escola Técnica de Sertânia ganhará curso de AgroecologiaEstão abertas até o dia 30 de novembro as inscrições para o Processo Seletivo 2017 das Escolas Técnicas Estaduais de Pernambuco para o preenchimento de 6.120 (seis mil, cento e vinte) vagas para alunos em cursos técnicos do Ensino Médio Integrado.

As inscrições  podem ser feitas, exclusivamente, pelo site da Secretaria Estadual de Educação ou na secretaria de um das Escola de Técnicas de Pernambuco. Informações podem ser obtidas através do telefone 087 3841-3929.

A ETE Arlindo Ferreira dos Santos, em Sertânia apresentada uma novidade para 2017, a abertura de 45 vagas para o curso de Agroecologia para atender os alunos que vão ingressar  no ensino médio e que tenham interesse em ampliar e qualificar o conhecimento teórico – prático vinculado ao setor de produção agrícola sustentável. Também estão sendo ofertadas 135 vagas para Redes de Computadores e 45 vagas para Agropecuária.

Para participar do processo seletivo, o candidato deve comprovar conclusão do ensino fundamental (em 2015 ou 2016) e ter até 17 anos de idade no ato da matrícula. As provas serão aplicadas de 05 a 16 de dezembro, conforme agendamento feito pelo candidato no momento da inscrição.

Para atender as demandas do Ensino Médio Integrado, a ETE Arlindo Ferreira dos Santos dispõem de uma capacitada equipe de coordenadores e professores da Base Nacional Comum e das disciplinas Técnicas, e oferece aos seus estudantes uma ampla infraestrutura com biblioteca, laboratórios de ensino médio (Química, Biologia, Física, Matemática e Informática), laboratórios especiais (Agropecuária, Redes de Computadores e Enfermagem), auditório, 12 salas de aulas, refeitório, quadra coberta, área de convivência, além de atividades artísticas e esportivas, e Banda Marcial.

Resultado de imagem para Seca e estiagem levam à situação emergência 272 municípios em sete estados

O Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação de emergência em 272 municípios nos estados de Pernambuco, Paraíba, Piauí, Bahia, Sergipe, Minas Gerais e Mato Grosso.

Com a medida, adotada em decorrência do longo período de seca e estiagem que atinge as regiões, os gestores municipais poderão contar com benefícios oferecidos pelo Governo Federal.

Além de viabilizar o fornecimento de água tratada à população, por meio da Operação Carro-Pipa Federal, o reconhecimento permite que os municípios tenham direito a outros benefícios, como a renegociação de dívidas no setor de agricultura junto ao Banco do Brasil.

Também é possível obter a aquisição de cestas básicas no Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a retomada da atividade econômica nas regiões afetadas.

marcelo-barros-foto-sefaz-pemarcelo-barros-foto-sefaz-peO secretário da Fazenda de Pernambuco, Marcelo Barros, garantiu que o Governo do Estado vem fazendo regularmente o “provisionamento” dos recursos para pagar o 13º salário dos servidores públicos estaduais agora em dezembro.

Semana passada, o secretário de Administração, Milton Coelho, afirmou que esse pagamento não estava garantido por absoluta falta de recursos.

Essa declaração deixou preocupados milhares de servidores porque muitos contam com o dinheiro desta “gratificação natalina” para saldar dívidas, reformar a casa, trocar um eletrodoméstico, comprar o material escolar dos filhos, etc.

Segundo o secretário da Fazenda, os recursos do 13º serão provenientes da quota-parte de Pernambuco na repatriação, da redução dos gastos de custeio e do aumento da arrecadação.

Um agricultor de 20 anos foi morto a tiros no sábado (12) em Venturosa, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, ele foi atingido por dois disparos na cabeça e morreu na hora. Perto do corpo foram encontrados o celular e documentos da vítima.

O crime aconteceu no Bairro Bacural I. Segundo a PM, o assassinato foi cometido por dois homens, que fugiram em uma motocicleta. Até a publicação desta matéria, os criminosos não tinham sido identificados ou presos. O corpo foi levado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, Agreste.

Um auxiliar de coveiro, de 21 anos, foi morto a tiros no sábado (12) em Pedra, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, ele estava sentado na frente do Cemitério Municipal quando foi abordado pelos suspeitos.

Ele foi atingido no antebraço, na perna, no abdômen e na cabeça, conforme a polícia. O jovem não resistiu aos ferimentos e morre na hora, segundo a Polícia Militar. Testemunhas relataram à PM que os suspeitos estavam em um carro e uma moto. Os criminosos fugiram e - até a publicação desta matéria - não tinham sido identificados ou presos.

Ouvintes Online

Nós temos 41 visitantes online
Banner

Acessos

Banner