O Brasil inovou e foi o primeiro a desenvolver uma embarcação de baixo custo. O grupo de pesquisa naval da UFPE, o E_Naval, apresentou a embarcação de caráter especial ontem (14), no lago da instituição.

Não apenas o custo é dado como baixo, estimado em R$600,00, mas também se mostrou de fácil construção, além dos desenvolvedores garantirem alta segurança. O projeto também visa uma melhora social, pois há interesse em ajudar pessoas de rendas baixas, em especial as ribeirinhas ou moradores de palafitas.

O barco foi construído em ferro-cimento e sem uso de molde. Ao todo ele tem seis metros de comprimento, um metro de largura, e comporta até duas toneladas.

 

Quem pretende usar o mês de agosto para pagar dívidas, investir na poupança ou apenas gastar em proveito próprio terá uma oportunidade a partir desta sexta-feira (15), quando a Receita Federal creditar na conta dos contribuintes o dinheiro relativo ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física, ano-base 2014. Serão contemplados, ainda, declarantes que estavam retidos na malha fina de outros anos. 

Nas contas da Receita Federal, 37,8 mil contribuintes pernambucanos receberão a restituição do IRPF neste terceiro lote, totalizando um valor superior a R$ 45 milhões. Ao todo, informou a Receita, 1.624.394 contribuintes em todo o Brasil que declararam Imposto de Renda neste ano ou estavam na malha fina de outros anos vão receber a esperada restituição do terceiro lote.

Vale lembrar que as restituições serão depositadas nas contas bancárias informadas no ato da declaração. A relação dos beneficiados estará na página da Receita na internet e a consulta também pode ser feita pelo telefone 146 ou pelo aplicativo da Receita.

 

Os corpos do ex-governador Eduardo Campos e parte de sua equipe, que morreram nessa quarta-feira (13), em virtude de um acidente aéreo na cidade de Santos, em São Paulo, sair juntos do IML de São Paulo. A viúva de Campos e ex-primeira-dama Renata Campos pediu “igualdade” ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), no processo de liberação dos corpos. Além do socialista, que era candidato à Presidência da República, morreram o fotógrafo Alexandre da Silva, o jornalista Carlos Percol, o coordenador de campanha Pedro Valadares Neto, e os pilotos Geraldo da Cunha e Marcos Martins.

“Conversei com dona Renata hoje pela manhã e ela pediu que não houvesse qualquer privilégio para Eduardo Campos”, disse o candidato ao governo de São Paulo e ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT). O petista foi, na manhã desta quinta-feira (14) a sede do Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo. O deputado federal do Rio Grande do Sul Beto Albuquerque acredita que a liberação dos corpos seja feita até a manhã de sábado (16). Familiares do ex-governador acreditam que o velório e enterro seja realizado no mesmo dia da liberação.

O candidato ao governo de Pernambuco Paulo Câmara e o candidato ao Senado e ex-ministro Fernando Bezerra Coelho, ambos do PSB, estiveram no IML de São Paulo na manhã desta quinta-feira (14).

Com informações da repórter Juliana Colares, do Diario

O Centro Municipal de Esportes de Afogados da Ingazeira recebe, no próximo sábado (16), a 6ª etapa da VI Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras. Dezessete bandas de escolas estaduais e municipais participam da disputa.

O coordenador da Copa, Waldenilson Cunha, explicou que se trata da primeira vez em que o Sertão do Pajeú sedia uma das etapas do evento. “Até então só havia uma banda na região. Será uma novidade que provavelmente terá um resultado satisfatório”.

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) inicia, em Calumbi, ciclo de palestras do programa Garantia Safra 2014/2015. O objetivo é atualizar os dados dos agricultores que pretendem se inscrever no programa.

A atividade foi iniciada com a apresentação do programa,  com ênfase na necessidade de atualizar os dados dos beneficiários  no tocante a receitas para enquadramento, mudanças no estado civil, retiradas dos beneficiários falecidos ou que já não se enquadram nas normas do programa.

Após expor os temas ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Calumbi, a equipe do IPA agendou reuniões em todas as comunidades trabalhadas e vem mostrando a importância da atualização e adequação  dos dados dos inscritos, como forma de garantir que o seguro chegue para quem de fato apresente as condições normativas adequadas, como também tornar o processo transparente, facilitando a controle social.

Vale salientar que a mesma orientação de procedimento vem sendo recomendada para os demais municípios da Gerência Regional de Serra Talhada, que em sua área emite as Inscrições do Garantia Safra para cerca de 18 mil famílias todos os anos.

Um ex-presidiário foi assassinado a tiros nessa quarta-feira (13) em Bezerros, no Agreste de Pernambuco. De acordo com informações da Polícia Militar, Elias Severino da Silva, de 36 anos, estava na casa onde morava, no Distrito de Sapucarana, zona rural do município, quando dois homens teriam chegado e chamado à vítima na porta. Ao sair, ele foi atingido por vários disparos de arma de fogo.

Ainda segundo a polícia, a vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Testemunhas não souberam informar como os suspeitos fugiram e até o momento, nenhum foi localizado. A motivação do crime ainda não foi identificada. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) em Caruaru.

Bandidos explodiram na madrugada de hoje (14) os caixas eletrônicos de uma agência bancária em Caetés, no Agreste de Pernambuco. De acordo com informações da Polícia Militar, seis homens armado teriam chegado à agência em dois carros e praticado o crime. O material utilizado para explodir os caixas ainda não foi identificado. A quantia roubada não foi divulgada.

Ainda segundo a polícia, duas viaturas, que faziam diligências para prender os bandidos, tiveram os pneus furados por grampos deixados pelos suspeitos na BR-424. Os homens fugiram em direção ao Sertão e ainda não foram localizados. A agência do Banco do Brasil está isolada e deve ser periciada pelo Instituto de Criminalística.

A Polícia Civil prendeu um homem suspeito de roubar motocicletas na cidade de Lajedo, no Agreste de Pernambuco. De acordo com informações da polícia, Paulo César dos Santos Lima, de 25 anos, também é suspeito de receptar objetos roubados no município e foi localizado no centro da cidade.

Ainda segundo a polícia, a prisão ocorreu após a expedição de um mandado de prisão preventiva pela comarca do município. O suspeito tentou fugir, mas foi capturado pelos policiais. Ele estava em liberdade condicional e foi encaminhado à delegacia da Polícia Civil. Após prestar depoimento, ele foi levado para a Cadeia Pública de Lajedo.

Um policial militar lotado no 9º Batalhão da Polícia Militar em Garanhuns morreu após ser atingido por disparos de arma de fogo no distrito de Negras, zona rural de Itaíba, na noite de ontem (13). De acordo com a PM, o profissional estava de folga e participava de uma festa religiosa em uma praça do distrito. Testemunhas informaram a polícia que uma pessoa se aproximou dele e atirou.

Ainda segundo a Polícia Militar, a vítima, que não teve a idade confirmada, foi socorrida para um hospital de Arcoverde, no Sertão, em seguida foi transferida para o Hospital da Restauração, no Recife, mas não resistiu. A Polícia Civil vai investigar o caso. Até o momento ninguém foi preso.

Os pilotos da aeronave que conduzia o ex-governador Eduardo Campos e seus colaboradores na campanha à presidência da República, tinham mais de 1.500 horas de voo, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Ambos estavam com as licenças e habilitações válidas e eram registrados como pilotos de Linha Aérea, categoria que determina o número mínimo de horas de voo.

De acordo com a agência reguladora, não há registro de outros incidentes envolvendo os dois pilotos. Martins, de 42 anos, era o comandante responsável pelo voo que partiu às 9h21 do Aeroporto Santos Dumont, no Rio. Já Cunha, de 44 anos, atuava como piloto na aeronave Cessna 560XL, fabricada em 2010.

O avião era operado pela empresa AF Andrade Empreendimentos e Participações, que atua na área de usinas de açúcar e etanol. O grupo tinha contrato de "arrendamento operacional" da aeronave.

A tragédia aérea que vitimou Eduardo Campos, ontem, deixou Pernambuco “órfão” de três outros grandes Pernambucanos, craques de primeira em suas áreas. Alexandre Severo, Marcelo Lyra e Carlos Percol fazem e farão muita falta.

Foto: reprodução/facebookFoto: reprodução/facebook

O fotógrafo Alexandre Severo, ex-membro do Jornal do Commercio, era um daqueles craques da fotografia que conseguem deixar qualquer um perplexos com tudo que ele conseguiu traduzir de palavras para imagens.

Foto: reprodução/facebookFoto: reprodução/facebook

Marcelo Lyra era, sobretudo, um poeta. Não que escrevesse versos, ao que se sabe, mas pelo modo como tecia as críticas cinematográfica e como costurava seus filmes. Era jornalista, assim como Carlos Percol, mas preferia a sensibilidade das imagens.

Carlos Percol, que nasceu Carlos Augusto, era filho de Carlinhos Ramos Leal, um dos maiores pontas-direita que o Sport já viu. Dizem que filho de peixe, peixinho é, e ele foi durante muito tempo um dos artilheiros do time da imprensa. Era também um craque das letras, um assessor de ponta. E lá se foram. Só temos que agradecer pelo legado que deixaram.

Do início oficial da campanha eleitoral, em 6 de julho, até se acidentar na ontem, em Santos, no litoral sul de São Paulo, o candidato Eduardo Campos (PSB) percorreu mais de 36 mil quilômetros em quatro das cinco Regiões do País. Foi o presidenciável que mais viajou, tanto em quilometragem como em número de cidades visitadas. Antes da largada oficial da campanha, já viajava mais que os adversários.

Em abril, sua assessoria chegou a divulgar um plano, não concretizado, para levá-lo às 200 maiores cidades do País até junho, acompanhado de Marina Silva, sua companheira de chapa. Era uma estratégia para vencer a barreira do desconhecimento – fora de seu Estado, Pernambuco, o nome de Campos tinha baixo impacto no eleitor.

Nas últimas cinco semanas, o candidato esteve em 40 cidades de 15 Estados. Marcou presença em toda a Região Sudeste e em sete Estados do Nordeste. No Sul, só não esteve no Paraná – cancelou uma ida a São José dos Pinhais, no início do mês.

Aproveitando-se do transporte aéreo em jato privado, não se limitou a visitar cidades maiores e investiu em polos regionais. Pousou em aeroportos como os de Juazeiro do Norte (CE), Franca (SP), Pelotas (RS), Patos (PB) e Juiz de Fora (MG). Quase sempre começava suas agendas de campanha com uma entrevista coletiva no próprio aeroporto.

Até ontem, o número de municípios visitados por Campos superava a soma dos percorridos pelo tucano Aécio Neves (21) e pela petista Dilma Rousseff (16).

Antes de morrer, o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos se preparava para comemorar o aniversário da esposa Renata Campos, com quem tinha cinco filhos, na próxima segunda-feira (18). Renata fará 47 anos.

Campos tinha planejado uma vinda ao Recife para celebrar a data com a companheira e “os meninos”, como se referia aos filhos João, Pedro, Maria Eduarda, José e o caçula Miguel; nascido em janeiro.

Renata começou a namorar com Campos quando tinha 13 anos. Ela e o ex-governador se casaram em 1991. O casal havia estado junto um dia antes da morte do socialista, comemorando o desempenho dele na entrevista concedida ao Jornal Nacional. Pela manhã, ela embarcou com Miguel para o Recife.

A família toda esteve reunida pela última vez no último domingo (10). Celebraram o Dia dos Pais, que coincidentemente caiu no mesmo dia de aniversário do ex-governador.

Os 39 bombeiros que passaram a madrugada no Boqueirão, em Santos, chegaram a fazer escavações manuais para tentar localizar restos mortais das vítimas. Sob chuva forte, frio de 11°C e com pequenas lanternas em mãos, os bombeiros conseguiram entrar por volta das 5 horas na cratera onde estava a cabine e quatro poltronas da aeronave. Ali estavam os maiores pedaços de corpos das vítimas.

Nesta manhã, após mais de 20 horas de trabalho, alguns bombeiros chegaram a ficar emocionados com a proximidade do final dos trabalhos. No início da manhã, uma última vistoria nas casas e no ponto da explosão era realizada pela corporação e pelos peritos da Polícia Científica. Na equipe de resgate, até os profissionais mais experientes, que já participaram de buscas após tragédias como a explosão do Osasco Plaza Shopping, em 1996 ou no acidente da estação Pinheiros do Metrô, em 2006, contaram que o trabalho de resgate feito na madrugada em Santos foi o mais difícil já feito.

Segundo o comandante dos Bombeiros, o mais difícil era o cheiro insuportável de querosene e sangue coagulado, e a falta de luz. Ele explicou que nenhum corpo foi encontrado intacto. Além das partes de vítimas que estavam na cabine, os bombeiros localizaram restos mortais nos telhados das casas próximas do acidente e dentro do canal 3, ao lado da Avenida Washington Luis a 100 metros do local do acidente. A carteira com os documentos do ex-governador de Pernambuco foi localizada por volta das 5h10.

Uma equipe da Polícia Federal com quatro peritos chegou por volta das 7h40 ao Instituto Médico Legal Central, na capital, para ajudar na análise dos corpos das vítimas do acidente. Por se tratar de um candidato à Presidência, a PF também instaurou um inquérito para investigar as causas de morte.

Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública, ainda não há prazo para a identificação dos corpos. Por volta da 1 hora o dentista de Eduardo Campos deixou o IML. Ele trouxe um molde da arcada dentária do ex-governador de Pernambuco. Até as 8 horas, ele não havia retornado.

 

 

A Universidade de Pernambuco (UPE) está com inscrições abertas para os candidatos interessados em ingressar na instituição por meio do Sistema Seriado de Avaliação. O prazo segue até amanhã, exclusivamente pela internet, com taxa de R$ 85.

Este ano são 3.460 vagas para 53 cursos de graduação, sendo 2.074 no vestibular e 1.386 no SSA. Os cursos oferecidos são distribuídos nas regiões Metropolitana do Recife, Mata Norte, Mata Sul, Agreste e Sertão.

Os candidatos que possuem o Número de Inscrição Social (NIS), inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais poderão solicitar isenção da taxa de inscrição, em período definido no calendário do manual do candidato.

 Local do acidente que matou Eduardo Campos, em Santos Foto: Fernando Donasci / Agência O Globo Local do acidente que matou Eduardo Campos, em Santos Foto: Fernando Donasci / Agência O Globo
O Corpo de Bombeiros planeja trabalhar por toda a noite na localização dos corpos de vítimas do acidente com o avião em que estava o candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos.

Segundo o porta-voz da corporação, Marcos Palumbo, como os corpos estão carbonizados e, parte deles, dilacerados, a identificação deve ser feita por meio de exame de arcada dentária e de DNA.

Foram requisitados cães farejadores e equipamentos de iluminação para auxiliar nos trabalhos da equipe. Além de localizar os corpos, os militares buscam a caixa-preta da aeronave.

Na tarde desta quarta-feira, o secretário de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, informou que o recolhimento dos corpos no local do acidente somente poderá ser feito após liberação da Aeronáutica. Ele explicou que a Polícia Civil pode entrar na área para fazer a perícia após a conclusão dos trabalhos da equipe da Aeronáutica.

-À medida em que esse trabalhos avançam, eles (Aeronáutica) liberam o local para a perícia e recolhimento dos corpos. Isso deve se prolongar por todo o dia - afirmou Grella.

Segundo ele, há partes de corpos espalhados e, quando recolhidos, eles serão levados para o Instituto Médico Legal (IML) em São Paulo.

-Há partes de corpos espalhados e o trabalho deve ser feito com cuidado e cautela. Estamos com várias equipes. O material todo, quando concluída a arrecadação, será levado a São Paulo - falou o secretário.

- Nós teremos que aguardar porque provavelmente não teremos a conclusão desse trabalho ainda hoje. A Aeronáutica, à medida que está liberando os locais, o IML está fazendo o recolhimento de corpos para os exames que serão feitos em São Paulo. Lá temos unidades especializadas. Em alguns casos, será necessário o DNA, que já foi pedido para os estados a que as vítimas pertencem - detalhou o secretário.

A polícia instaurou um inquérito para apurar eventual crime de homicídio culposo. Para iniciar a apuração, entretanto, a Polícia Civil depende de um laudo a ser emitido pela Aeronáutica com as prováveis causas do acidente.

Não houve vítimas fatais em solo, assegurou Grella.

Além dos sete mortos que estavam no avião, outros cinco moradores da região ficaram feridos em função do acidente e receberam atendimento em hospitais de Santos.

Os bombeiros demoraram cerca de duas horas para controlar as chamas decorrentes do acidente.

A investigação das causas da queda ficará à cargo do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

ANAC: MANUTENÇÃO ESTAVA EM DIA

A aeronave (aparelho Cessna, prefixo PRAFA) que caiu com o candidato à Presidência da República, Eduardo Campos (PSB), nesta manhã, pertencia à empresa AF Andrade Empreendimentos e Participações Ltda. Segundo relatório da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a manutenção anual do avião estava em dia, com validade até 14 de fevereiro de 2015. O avião foi inspecionado em fevereiro deste ano. O Comando da Aeronáutica informou que uma equipe do 4º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos, de São Paulo, irá investigar as causas do acidente do avião.

O Certificado de Aeronavegabilidade (CA), que atesta as condições da aeronave, tinha data de validade em 22 de fevereiro de 2017. Ainda de acordo com a assessoria de imprensa da Anac, a documentação do piloto também estava em dia. O avião tinha capacidade para transportar 12 passageiros.

A Aeronáutica explicou que são duas investigações nesses casos: uma da Polícia Civil, que abrirá um inquérito, e outra da própria Aeronáutica, que irá apurar os fatores que contribuintes para o acidente.

As Campeãs da Semana
-Cavaleiros%20do%20Forro%20GELO%20NA%20BALADA%20Agosto%2014.mp3
Luan%20Santana%20TANTO%20FAZ.mp3
-Gusttavo%20Lima%20TO%20SOLTO%20NA%20NIGHT%20Fevereiro%2014.mp3
-Gabriel%20Diniz%20SABE%20DE%20NADA%20INOCENTE%20Maio%2014.mp3
Anitta%20NA%20BATIDA.mp3
-Michel%20Telo%20LEVEMENTE%20ALTERADO%20Novembvro%202013.mp3
-Garota%20Safada%20-%20passou%20Pimenta%20Maio%202014.mp3
-Marcos%20e%20Belutti%20DOMINGO%20DE%20MANHA%20Maio%2014.mp3
Pablo%20do%20Arrocha%20BILU.mp3
-Joao%20Neto%20e%20Frederico%20%20CHAMAM%20ISSO%20DE%20TRAICAO%20%20Julho%2014%20Part.%20Bruno%20Marrone.mp3
-Leonardo%20Pega%20Eu%20e%20Leva%20Pra%20Voce%20Maio%2014.mp3
-Forro%20da%20Pegação%20NAO%20VA%20VIVER%20DE%20ILUSAO%20Agosto%2014.mp3

Ouvintes Online

Nós temos 3398 visitantes online

Acessos

Mural

zIMIRA MOURA
Data: 19/12/2013


eSTOU EM RECIFE ESCUTANDO A ITAPUAMA E ESSES MENINOS MARAVILHOSOS! PARABÉNS A RÁDIO E A METANÓIA!.

Twitter

Publicidade de Primeira

Banner
Banner