Um acidente deixou um homem de 33 anos morto na noite de quarta-feira (14) em Lajedo, no Agreste de Pernambuco. A colisão foi entre um carro e um caminhão na PE-170, próximo ao trevo Jurema. De acordo com a Polícia Militar, o motorista do carro estava entre as ferragens. O condutor do caminhão fugiu do local.

A polícia não soube informar as causas do acidente, que ocorreu por volta das 21h. Os Bombeiros estiveram no local para a retirada do corpo. Até a publicação desta matéria o condutor do caminhão não havia sido localizado.

Resultado de imagem para Domingo na ArenaResultado de imagem para Domingo na Arena

O último Domingo na Arena deste ano vem com uma disputa esportiva. No próximo domingo (18), além das atrações dos polos cultural, infantil, sustentabilidade e esportivo, o evento vai sediar a final de um campeonato que reuniu durante cerca de sete meses mais de 60 mil atletas de 1.000 instituições de ensino.

É a decisão do futebol infantil masculino (15 a 17 anos) dos Jogos Escolares de Pernambuco – JEPs 2016, que será realizada entre as escolas Carlos Pena Filho, de Salgueiro, e EREM João Vicente de Queiroz, de Água Preta, a partir das 15h30, no gramado principal da Arena de Pernambuco.

Na oportunidade, também vai ser realizada a disputa do terceiro lugar do futebol dos JEPs, entre as escolas Antônio Corrêa, de Condado, e EREM Tereza Torres, de Itapetim, partida marcada para as 13h30. Tudo está inserido na programação do Domingo na Arena, que começa às 9h e ainda conta com aula de zumba do professor Edmilson Nascimento e as atividades do polo infantil, cultural, sustentabilidade e esportivo (quadras de vôlei, futebol, mesas de pebolim/totó, área para skate e patins, bicicletário).

As quatro escolas classificadas para as decisões da categoria infantil do futebol são da rede estadual de ensino e provenientes do interior do Estado. Escola Carlos Pena Filho, de Salgueiro, Escola Antônio Corrêa, de Condado, EREM João Vicente de Queiroz, de Água Preta e EREM Tereza Torres, de Itapetim chegaram às semifinais da competição com campanhas irretocáveis.

Uma das finalistas, inclusive, vai em busca do bicampeonato dos JEPS. A Escola Carlos Pena Filho foi a grande vencedora da edição de 2015 ao derrotar a Escola Jaime Coelho, de Buenos Aires, por 1 a 0, em final também realizada na Arena de Pernambuco.

 

Na decisão do certame, as escolas contarão com algumas novidades. Elas serão comandadas na arbitragem por Wilson Souza, ex-árbitro profissional da FIFA e, como forma de divulgação, o jogo final será transmitido ao vivo pela Rádio Transamérica.

Além disso, para prestigiar o melhor atleta da competição, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Estado, em parceria com a Federação Pernambucana de Futebol (FPF), vai garantir um contrato profissional para o destaque atuar em um time da própria região onde mora e estuda.

FASE FINAL – Na fase final do futebol infantil dos Jogos Escolares de Pernambuco – JEPs 2016, o campeonato teve a participação  de 17 equipes das cidades de Itapetim, Bodocó, Pesqueira, Caruaru, Itacuruba, Garanhuns, Casinhas, Condado, Água Preta, Cabrobó, Salgueiro, Chã de Alegria, Recife, Araçoiaba e Jaboatão dos Guararapes. Cada um dos 17 times é representante de uma Gerência Regional de Educação (GRE).

Programação Domingo na Arena:

09h00 – Abertura Dos Portões

13h30 – Disputa de 3º Lugar do Futebol JEPs: Escola Antônio Corrêa / Condado x EREM Tereza Torres / Itapetim

15h30 – Final Futebol JEPs: Escola Carlos Pena Filho / Salgueiro  x EREM João Vicente de Queiroz / Água Preta

15h30 – Zumba

17h – Encerramento

Os jogos de volta das semifinais da Série A2 do Campeonato Pernambucano receberam uma arbitragem de luxo ontem. Isso porque, Marcelo de Lima Henrique apitou a partida entre Timbaúba e Afogados, no Ferreira Lima, em Timbaúba. Já o jogo entre Cabense e Flamengo de Arcoverde, no Gileno de Carli, no Cabo de Santo Agostinho, foi comandado por Péricles Bassol. Os dois possuem partidas internacionais no currículo e vieram a Pernambuco especialmente para apitar as semifinais do estadual.

O Flamengo de Arcoverde venceu a Cabense por 4x1 e está de volta à Série A1 do Campeonato Pernambucano depois de 17 anos. Inclusive, o Flamengo já foi campeão da Série A2 em 1996. Já o Afogados, de Afogados da Ingazeira, empatou por 1x1 com o Timbaúba, repetindo o placar do jogo de ida e levou a decisão para os pênaltis. A equipe sertaneja acabou vencendo por 5x4, com o goleiro Evandrizio pegando uma cobrança do time adversário.

Bassol apitou nesse ano duas partidas da Copa Libertadores da América. Uma delas foi entre Deportivo Cali, da Colômbia, e o todo poderoso Boca Juniors, da Argentina. Pelo Brasileirão, ele trabalhou em 12 jogos, incluindo o clássico entre Corinthians e São Paulo, na Arena Corinthians, pela 15ª rodada.

Já Marcelo de Lima apitou o clássico entre Argentina e Uruguai, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo no Brasil, em 2013. Em 2014, o árbitro foi contratado pela Federação Pernambucana de Futebol para atuar no Campeonato Pernambucano de 2015.  Ambos os árbitros são cariocas. Marcelo já foi do quadro especial da FIFA, mas hoje carrega o brasão da CBF. Já Péricles é árbitro FIFA desde 2010.

Há pelo menos 15 anos, o ministério anuncia investimentos e iniciativas para integrar as informações dos pacientes / Foto: EBCHá pelo menos 15 anos, o ministério anuncia investimentos e iniciativas para integrar as informações dos pacientes / Foto: EBC

Balanço divulgado pelo Ministério da Saúde mostra que 151 municípios ainda não informaram por que não aderiram ao Sistema de Prontuário Eletrônico. Todos correm o risco de ter suspensos os repasses feitos pela pasta para financiar atividades na assistência básica de saúde.

Lançado há dois meses, o programa de prontuário eletrônico pretende que todas as unidades básicas de saúde do País passem a funcionar de forma integrada, por meio do uso de sistemas informatizados.

A ideia é que todas informações do pacientes fiquem em um banco, o que permitiria aos profissionais ter acesso a todos histórico, sintomas, exames realizados, remédios usados. A ideia não é nova. Há pelo menos 15 anos o ministério anuncia investimentos e iniciativas para integrar as informações.

Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de Garanhuns poderão contar com o prontuário eletrônico nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's) do município. Até a terça-feira (13), cinco UBS's contavam com a plataforma na cidade.

Com a implantação da plataforma digital, os pacientes terão acesso a seu próprio histórico de atendimento, como resultados de exames, encaminhamentos e remédios prescritos. De acordo com a Secretaria de Saúde de Garanhuns, o prontuário tornará o atendimento mais eficaz.

O prontuário eletrônico começou a ser implatado no SUS no dia 10 de dezembro. O objetivo do Ministério da Saúde é que ter um sistema nacional todo digitalizado, com 100% das unidades usando a plataforma.

medicos-cubanos-brasil3medicos-cubanos-brasil3

Chegam nesta quinta e sexta ao Brasil mais de 1.300 médicos cubanos, fruto de mais um ciclo do Mais Médicos, parceria com o Governo Federal. Registre-se, será a primeira leva de médicos cubanos a chegar dentro do governo Temer.

Para o Sertão, algumas cidades serão beneficiadas com profissionais. O Secretário Estadual Iran Costa orientou as Secretarias de Saúde para providenciar transporte para trazer os profissionais, assim como assinar o convênio, para mais três anos.

Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Cabrobó, Custódia, Flores, Exu, Flores, Floresta, Ingazeira, Quixaba, salgueiro, Santa Maria da Boa Vista, Santa Terezinha, São José do Belmonte, São José do Egito, Serra Talhada, Sertânia, Tabira e Tuparetama.

O Programa Mais Médicos busca levar mais médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais, o programa prevê, ainda, mais investimentos para construção, reforma e ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de novas vagas de graduação, e residência médica para qualificar a formação desses profissionais.

No interior do Estado, o programa tem sido bastante elogiado. Em linhas gerais, no Pajeú a atuação do programa tem sido reconhecida, pelo perfil e estilo de atuação dos profissionais, mais humanizado.  Neste período, a única polêmica envolvendo os cubanos foi a deserção de dois profissionais que atendiam em Serra Talhada, para Miami, onde se refugiaram.

Foto: Arnaldo Carvalho/JC ImagemFoto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem

O Ministério da Educação e o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão autorizaram a contratação de 150 professores para compor o quadro de efetivos das Universidades Federais em todo o Brasil.

Em Pernambuco, serão sete novos profissionais, quatro para a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), dois para a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e um para a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Outras 58 instituições de ensino superior públicas serão beneficiadas pela chegada de novos colaboradores. De acordo com a publicação, a responsabilidade pela nomeação dos professores cabe ao dirigente máximo de cada instituição de ensino.

Técnico Luciano Veloso, Belo Jardim (Foto: Vital Florêncio / GloboEsporte.com)Técnico Luciano Veloso, Belo Jardim (Foto: Vital Florêncio / GloboEsporte.com)

Após anunciar que iria mandar os jogos do Campeonato Pernambucano no estádio Antônio Inácio de Souza, em Caruaru - devido as péssimas condições do gramado do Mendonção -, o Belo Jardim divulgou o planejamento do clube para o Estadual.

De acordo com o presidente, Antônio Carlos, a folha salarial do Calango vai girar em torno de R$ 60 mil. Ainda segundo o cartola, o time vai contratar 20 jogadores e promover outros sete da base para o profissional.

Nenhum nome foi divulgado até então, para não atrapalhar as negociações, já que quase todos os atletas virão de clubes que estão disputando a Série A2 do Estado. O clube alviverde vai seguir com o comando técnico de Luciano Veloso, que esteve à frente da equipe na temporada passada.

Resultado de imagem para Riacho do Pau e mais 11 barragens em PEResultado de imagem para Riacho do Pau e mais 11 barragens em PE

O coordenador estadual do DNOCS em Pernambuco, Marcos Rueda, autorizou o início dos trabalhos visando a execução dos serviços de vistoria, diagnóstico e elaboração de projeto de recuperação e adequação à segurança dos hidromecânicos de doze barragens no Estado.

O prazo contratual para conclusão das obras é de três meses. Segundo Rueda, os recursos já estão assegurados no valor de 363 mil e 800 reais. Serão beneficiadas as barragens: Poço da Cruz, em Ibimirm; Serrinha e Saco I, em Serra Talhada; Rosário, em Iguaraci; Saco II, em Santa Maria da Boa Vista; Riacho do Pau e Mororó, na Pedra; Engenheiro Camacho, em Ouricuri; Vira Beiju, em Petrolina; Abóboras, em Parnamirim; Arrodeio, em São José do Egito e Cachoeira, em Sertânia.

A Autarquia de Trânsito de Arcoverde – Arcotrans participa do curso “Processo de Imposição de Multa e Implantação de Autuações em Pernambuco e Outras Unidades Federativas”, na sede do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE.

O curso começou na última segunda (12), segue até a próxima sexta -feira (16) e é promovido pela Secretaria das Cidades de Pernambuco – SECID-PE, por meio do DETRAN.

O público-alvo são servidores administrativos da área de Fiscalização de Trânsito, DER e prefeituras do Estado. A Arcotrans enviou três servidores Rafael Azevedo, Renata Viera e Gleydson Carlos.

O objetivo do curso é desenvolver, nos servidores, a capacidade de analisar os procedimentos referentes aos recursos de infração. Com 50 horas, a formação está dividida em módulos com temas como: “Implantação de autuações”; “Análise de Processos de imposição de multas”; “Legislação relativa a análise de recurso de infrações” e “Processamento de dados para o arquivamento e cancelamento do auto de infração”.

Além de Arcoverde, participam do curso as cidades de Camaragibe, Carpina, Escada, Ipojuca, Moreno, Olinda, Recife e Vitória.

Votação da Câmara de Garanhuns (Foto: Reprodução/TV Asa Branca)Votação da Câmara de Garanhuns (Foto: Reprodução/TV Asa Branca)

A segunda votação na Câmara Municipal de Garanhuns, para reajustar os salários dos secretários, servidores e comissionados foi adiada para hoje (15). A sessão que iria votar o reajuste na Casa Legislativa estava prevista para ocorrer ontem (14).

De acordo com informações repassadas pela assessoria da Câmara, a votação foi adiada devido a diplomação do prefeito e vereadores eleitos para a próxima legislatura. O evento foi realizado ontem à tarde, no Fórum da cidade.

A primeira votação ocorreu na última quinta-feira (8) e contou com nove votos a favor, dois contra e uma ausência. De autoria do prefeito Izaías Régis (PTB), o projeto prevê que o salário dos 17 secretários passe de R$ 9 mil para R$ 12.400, o que corresponde a um acréscimo de 38%, a partir de janeiro de 2017.

Os salários dos servidores que trabalham no gabinete do prefeito passarão de R$ 3,6 mil para R$ 6 mil. As outras categorias de servidores comissionados também receberão aumento. A categoria 3 sairá de R$ 2,8 para R$ 3,6 mil; na categoria 4 o salário deixará de ser de R$ 1,8 e será R$ 2,5 mil. Já na categoria 5, o salário aumentará de R$ 1,1 mil para R$ 1,8 mil e a categoria 6, passará de R$ 880 para R$ 1,1 mil.

Resultado de imagem para Pesquisadores dos EUA encontram zika em cérebros de bebês após nascimentoResultado de imagem para Pesquisadores dos EUA encontram zika em cérebros de bebês após nascimento

Cientistas dos Estados Unidos encontraram evidências de que o vírus da zika pode continuar a se replicar no cérebro de bebês até sete meses após a infecção da mãe. Eles mostraram que o vírus pode continuar a agir mesmo após o nascimento dos bebês.

O estudo foi publicado pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, sigla em inglês), órgão americano que acompanha e impulsiona pesquisas sobre o vírus. Foram testados tecidos de 52 pacientes. Destes, oito eram de crianças com microcefalia que morreram e 44 eram de mulheres suspeitas de terem sido infectadas pelo zika durante a gravidez.

Cinco adolescentes fugiram da unidade da Funase em Timbaúba horas após dupla de internos ser recapturada (Foto: Reprodução/TV Globo)Cinco adolescentes fugiram da unidade da Funase em Timbaúba horas após dupla de internos ser recapturada (Foto: Reprodução/TV Globo)

Horas após a fuga de dois adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Timbaúba, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, mais cinco jovens fugiram do local na madrugada desta terça-feira (13). A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), que gere a unidade, informou que os cinco internos, com idades entre 15 e 18 anos, escaparam por uma corda feita com lençóis amarrados, popularmente conhecida como ‘tereza’.

Segundo a assessoria de imprensa da Funase, não houve violência nem feridos durante a fuga. As idades dos socioeducandos não foram reveladas. “De acordo com o Case Timbaúba, as buscas serão intensificadas durante todo o dia para que os cinco socioeducandos restantes sejam recapturados. Com essas fugas, a unidade da Mata Norte abriga agora 32 indivíduos”, encerra a nota enviada pela assessoria da Funase.

Com relação aos dois socioeducandos, um de 17 e outro de 18 anos, que tinham fugido do Case Timbaúba na segunda-feira (12), eles foram encontrados no final da noite e encaminhados de volta à unidade pela polícia e por agentes de segurança do Case. A assessoria informou que a dupla escapou na hora da acolhida, isto é, quando saem do banho de sol para os alojamentos.

http://4.bp.blogspot.com/-g-Tc7AndoZU/UDO-QeCvVEI/AAAAAAAARJY/VYfh6WNV8oQ/w1200-h630-p-nu/Luiz+Carlos+de+Oliveira_640.jpghttp://4.bp.blogspot.com/-g-Tc7AndoZU/UDO-QeCvVEI/AAAAAAAARJY/VYfh6WNV8oQ/w1200-h630-p-nu/Luiz+Carlos+de+Oliveira_640.jpg

O Tribunal de Contas do Estado divulgou na manhã dessa terça-feira (13) uma análise da Prestação de Contas de 2006, no município de Garanhuns, Agreste de Pernambuco, que resultou no bloqueio de bens do ex-prefeito Luiz Carlos de Oliveira e da empresa Locar Saneamento Ambiental Ltda.

A medida foi decorrente de liminar concedida pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco, com base em ação civil de improbidade administrativa ingressada pelo promotor de justiça, Domingos Sávio Agra.

De acordo com a assessoria do TCE, durante a auditoria, os técnicos da Inspetoria Regional de Palmares (IRPA) identificaram possíveis irregularidades na contratação dos serviços de limpeza urbana no município, dentre as quais o superfaturamento de preços no valor de R$ 670.422,10 e o emprego indevido de dispensa licitatória para a contratação da Locar.

Em cumprimento à liminar, os cartórios de registro de imóveis dos municípios de Calçado, Garanhuns, Caruaru e Recife serão oficiados para proceder à indisponibilidade dos bens imóveis dos responsáveis, com base nos sistemas Bacenjud e Renajud.

As mudanças foram anunciadas em reunião, na segunda-feira (12) (Foto: Divulgação/Secretaria de Cultura de Pernambuco)As mudanças foram anunciadas em reunião, na segunda-feira (12) (Foto: Divulgação/Secretaria de Cultura de Pernambuco)

A Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) anunciaram um pacote de mudanças no Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura). Entre as novidades está a criação do Funcultura Música, que deve ser lançado junto aos editais Geral e Audiovisual, até o fim deste ano. A parte relacionada à música integrava o Funcultura Geral, que continuará com as demais linguagens.

Nos novos editais, também estão revogadas as taxas de fiscalização e de administração, que eram cobradas dos próprios projetos para custear a parte administrativa do Funcultura. Outra novidade é que, no próximo ano, vai ser informatizado o Cadastro de Produtor Cultural e os próprios editais do Funcultura, o que trará agilidade na hora das candidaturas e avaliações.

Outra mudança ocorre na distribuição dos valores, que, agora, passa a ser por percentual do orçamento do fundo. O edital Geral receberá 46,5% do total, aproximadamente R$16 milhões, enquanto o de Música fica com 13%, ou cerca de R$ 4,5 milhões. O Audiovisual responde a 29%, com R$ 10,15 milhões, que são somados valores vindo da Agência Nacional do Cinema (Ancine).

Outra mudança é o estabelecimento do teto de 9% do valor do fundo para o Funcultura Governamental, que pode ser utilizando tanto para projetos, quanto para administração do fundo. Do valor total, 2,5% será destinado ao edital do Microprojeto Cultural, cuja criação está prevista projeto de lei que prevê, entre outras mudanças, a criação de novas modalidades de incentivo, como o Mecenato Cultura, de proteção aos artistas e obras, e o CredCultura.

Também não haverá mais a saída de recursos que não tenham sido utilizados numa linguagem cultural para uma outra. Antes, se em alguma linha de um determinado segmento não houvesse inscritos ou aprovados, esse recurso poderia ser realocado para outro segmento.

Interiorização

Para estimular a interiorização do Funcultura, será criado mais um critério de avaliação, com pesos, para os projetos de proponente e equipe principal residentes na Zona da Mata, Agreste e Sertão, além da ampliação da proposta de realização dos projetos em mais de uma macrorregião e em Fernando de Noronha, nas linguagens possíveis.

As mudanças no Edital Audiovisual serão voltadas à regionalização da produção no setor. Os projetos de fora do Grande Recife receberão pontuação adicional. Haverá uma cota de aprovação garantida de, ao menos, dois projetos da Zona da Mata, dois do Agreste e dois do Sertão nas categorias longa-metragem, produto para TV e curta-metragem.

Quanto à formação em audiovisual, os cursos deverão prever, no mínimo, 50% das vagas destinadas para mulheres, pessoas negras, indígenas, estudantes e pessoas com deficiência. Também serão destinados 20% dos recursos para os audiovisuais de profissionais negros e indígenas nas funções de direção e roteiro.

Após 13 anos, o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) prepara a realização de novo concurso público. O processo seletivo, previsto para o segundo semestre de 2017, deverá contemplar vagas na área de fiscalização, divididas entre cargos de auditores e técnicos, todos de nível superior, entre outros cargos da área administrativa.

Ainda não está definido o número de vagas, que não deverá exceder as 81 já existentes e decorrentes de aposentadorias e falecimentos. O planejamento do edital será acompanhado de maneira a assegurar que o preenchimento das vagas supra as necessidades do órgão sem descuidar da economicidade.

Ouvintes Online

Nós temos 83 visitantes online

Acessos

Banner