O acidente ocorreu por volta das 6h15 / Foto: @PilatosP / TwitterO acidente ocorreu por volta das 6h15 / Foto: @PilatosP / Twitter

Um caminhão tombou e deixou dois feridos preso às ferragens no km 64 BR-232, na descida da Serra das Russas, na cidade de Pombos, Mata Sul de Pernambuco, na manhã de hoje (5).

O acidente ocorreu por volta das 6h15, quando o caminhão, carregado de gesso, virou na faixa esquerda da via. Ainda não há informações sobre a identidade do motorista. A Polícia Rodoviária Federal e o Corpo de Bombeiros foram acionados para prestar socorro à vítima e organizar o trânsito na via.

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) apreendeu 44 pássaros e cinco aves silvestres em um condomínio de luxo em Apipucos, Zona Norte do Recife. Entre os animais estava um tucano, um papagaio e uma arara, além de dois pássaros ameaçados de extinção: um Pixoxó e um Pintassilgo-do-Nordeste. A ação foi realizada na última quinta (30), mas somente nesta terça-feira (4) foi divulgada pelo órgão.

Segundo a CPRH, uma denúncia anônima desencadeou a investida. Inicialmente, os donos da casa em Apipucos não permitiram a entrada dos fiscais. No entanto, os agentes ambientais ouviram o som dos pássaros e, com o auxílio da 1º Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma), entraram na residência e autuaram os proprietários em flagrante.

 

A Equipe de Fauna e Florestal da CPRH também apreendeu, no dia 29 de outubro, em Palmares e em Xexéu, ambos na Mata Sul do Estado, 71 pássaros em cativeiro.  Em Xexéu, também foram apreendidos duas gaiolas de campo, seis armadilhas, seis alçapões, cartuchos e uma espingarda para o uso de caça. A operação resultou terminou com um caçador autuado em flagrante por porte ilegal de arma.

Um homem de 40 anos foi preso suspeito de abusar sexualmente de duas menores, uma de 8 e outra de 6 anos de idade. A prisão ocorreu após mandado expedido nesta terça-feira (4) no município de Iati, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Civil, uma das criancas é filha e a outra enteada dele, respectivamente.

O suspeito estava separado da mãe das meninas, mas costumava frequentar a casa onde elas moram. O homem foi encaminhado para a Cadeia Pública de Saloá, na mesma região, onde ficará à disposição da Justiça.

A Escola Superior de Advocacia, da OAB-PE está com inscrições abertas para cinco cursos de extensão com previsão de início agora em novembro.

São eles: Cálculo Trabalhista, em Barreiros; Execução de Sentença, em Palmares; e, na cidade de Recife, Mediação e Conflito, Direito da Infraestrutura e Como Potencializar sua Performance como Advogado.

Os interessados devem realizar as inscrições no site www.esape.com.br

O município de Garanhuns foi um dos destaques do 5º Prêmio Boas Práticas de Gestão Previdenciária. Idealizado pela Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios, o prêmio teve, ao todo, 35 institutos de previdência inscritos. No resultado final, Garanhuns ficou em 10º lugar na categoria de médio porte.

A proposta do prêmio é reconhecer as ações de previdência do Brasil. Em Pernambuco, na categoria de médio porte, apenas três municípios ficaram classificados e Garanhuns esteve entre eles, juntamente com Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca. Entre os critérios de avaliação estiveram a transparência nos serviços disponibilizados, equidade, ética e responsabilidade corporativa.

O Museu do Cangaço de Serra Talhada está concorrendo ao Prêmio Brasil Criativo. O Museu que é dirigido pela Fundação Cabras de Lampião concorre a categoria Patrimônio Material, com o projeto São Francisco Submerso.

Você pode votar no endereço premiobrasilcriativo.com.br/voteagora. Cada usuário pode votar uma vez por dia até o dia 10 de Novembro.

A Secretaria Estadual de Saúde saiu vitoriosa da 14º Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças, realizada em Brasília. Os dois trabalhos da SES que estavam concorrendo a prêmio saíram agraciados do evento, que reúne profissionais de saúde de todo o Brasil.

Um deles conseguiu o primeiro lugar na categoria Integração da vigilância em saúde. O outro foi o segundo lugar na categoria Melhoria da qualidade da informação em saúde. Já a gerente de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde da SES, Marcela Abath, levou o primeiro lugar na categoria de melhor artigo científico.

Com foco na preservação da Mata Atlântica em Pernambuco, o Jardim Botânico do Recife está recebendo espécies nativas coletadas nas áreas que serão inundadas para a construção das barragens que integram o Sistema de Contenção de Enchentes e Prevenção aos Efeitos da Seca do Estado de Pernambuco.

Realizado em parceria com o Itep, o projeto é essencial para que não haja perda das plantas típicas da Mata Atlântica encontradas nos municípios de Palmares, Lagoa dos Gatos, Cupira, São Benedito do Sul e Barra de Guabiraba, onde estão sendo construídas as barragens. O material botânico é coletado durante expedições às áreas das barragens e passa por identificação e beneficiamento no Laboratório de Ecologia e Biodiversidade do instituto.

 / Foto: Acervo/JC Imagem / Foto: Acervo/JC Imagem

O Conservatório Pernambucano de Música oferece 400 vagas para novos alunos para os Cursos Regulares e Livres, nas áreas de canto, cordas dedilhadas e friccionadas, percussão, sopros e teclas. As inscrições podem ser feitas nesta terça (4) e na quarta (5) através do site e as aulas devem começar no primeiro semestre de 2015.

Os testes teóricos e práticos serão realizados nos dias 10 e 11 de dezembro e o sorteio (para candidatos de 7 a 14 anos), no dia 11 de dezembro. Os detalhes do edital para as vagas podem ser acessados pelo link. Dúvidas sobre o processo podem ser esclarecidas pelo telefone (81) 3183-3400.

A água da chuva armazenada nas cisternas tem ajudado cerca de 66% dos municípios pernambucanos a conviver com a seca, mas é preciso ficar atento aos cuidados que se deve ter com esse tipo de reservatório. A má utilização das cisternas pode contaminar a água e provocar doenças.

Nesta época do ano, uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde visita propriedades de 122 dos 184 municípios de Pernambuco para orientar a população rural sobre como limpar e conservar o equipamento. Um dos cuidados que se deve ter antes de começar a armazenar água da chuva é com a limpeza do telhado.

Uma tubulação deve estar desconectada da cisterna para captar a água suja das calhas, que pode ser usada para outros fins, como no banheiro. Não se deve deixar a cisterna aberta, pois previne a contaminação por sujeira ou animais. Além disso, deve-se evitar que a água armazenada entre em contato com a luz solar, pois facilita a criação de algas que podem ter substâncias tóxicas.

Ao garantir o bom funcionamento das cisternas, os moradores que sofrem com a estiagem podem utilizar a água armazenada para realizar atividades profissionais e domésticas com segurança.

A Receita Federal lançou o rascunho da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física, que permitirá aos contribuintes preencher, no decorrer do ano, informações que irá declarar ao Fisco no ano seguinte.

"Agora o contribuinte pode organizar dados de pagamentos e rendimentos ao longo do ano e, quando for preencher a declaração, importa o rascunho da declaração e faz a finalização para transmitir a declaração", explicou o subsecretário de arrecadação e atendimento da Receita Federal, Carlos Roberto Occaso.

A facilidade servirá para o preenchimento de diversos dados, segundo a Receita, como informações de venda de carro, consulta médica, rendimento de trabalhador liberal. O programa, chamado "IRPF", pode ser usado em computadores, tablets e smartphones e está disponível para download a partir de hoje. É necessário cadastrar uma senha para usar o programa e, por meio dela, é possível acessar o rascunho por meio de diferentes dispositivos.

O programa fica disponível até 28 de fevereiro de 2015 e, a partir de 1º de março, o contribuinte encontrará a opção de importar o rascunho para a versão final da declaração de imposto de renda. Podem ser registrados dados sobre fatos ocorridos de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2014. Segundo o governo, os campos de preenchimento no rascunho são idênticos aos do formulário final da declaração. Por meio do mesmo aplicativo, será possível acompanhar processamento da declaração e fazer a declaração.

O Ministério da Integração Nacional realizou a última detonação dentro do túnel Cuncas 1. A estrutura, a partir de agora, interliga o Estado do Ceará à Paraíba, pelo Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Com 94,4% executado, o túnel Cuncas 1 é considerado o maior da América Latina para transporte de água. A estrutura tem 15 quilômetros de extensão e seção de 9 metros de altura por 9 de largura.

Atualmente, cerca de 300 profissionais trabalham na estrutura. Ao todo, mais de 1.600 profissionais contribuíram na construção desse túnel. O consórcio responsável pelas obras adotou um sistema de perfuração com fogo controlado, conhecido como novo método de tunelamento austríaco.

Durante os trabalhos, a obra contou com uma moderna máquina importada da Finlândia para as escavações – a perfuratriz hidráulica chamada Jumbo. Cada ciclo de detonações ao longo de sua construção levou entre 12h e 15h. Foram empregados cerca de 700 quilos de explosivos em cada etapa. O avanço médio de cada ciclo foi de 4,5 metros de túnel escavado.

Os operários foram distribuídos em quatro frentes de serviço simultâneas, nas duas extremidades dos túneis (entrada e saída), e em mais duas frentes de serviço em janelas de acesso intermediário. Na medida em que as perfurações avançavam, as equipes se deslocavam em sentidos opostos até as escavações se encontrarem.

Além do Cuncas 1, também faz parte do empreendimento o túnel Cuncas 2, já concluído, com 4 km de extensão, que começa em São José de Piranhas e termina em Cajazeiras, ambos os municípios na Paraíba.

Ao todo, o Projeto de Integração do Rio São Francisco possui quatro túneis, sendo três no Eixo Norte (Cuncas 1, Cuncas 2 e Milagres) e um no Eixo Leste (Eng. Giancarlo de Lins Cavalcanti). O túnel Milagres, com quase 1 km, está localizado em Penaforte (CE), e o túnel Eng. Giancarlo de Lins Cavalcanti (antigo túnel Monteiro) liga Sertânia (PE) a Monteiro (PB) e possui 3 km de extensão. O empreendimento vai garantir a segurança hídrica de mais de 390 municípios.

A partir deste mês de novembro, mulheres grávidas devem tomar a vacina dTpa, que protege contra coqueluche, tétano e difteria. A vacina passa a fazer parte do calendário nacional de vacinação e servirá como reforço ou complementação do esquema da vacina dupla adulta (difteria e tétano). Por ano, em Pernambuco, a expectativa da Secretaria Estadual de Saúde é vacinar 141.358 mulheres.

A nova vacina será disponibilizada para gestantes a partir da 27ª semana de gestação e poderá ser administrada até 20 dias antes da data provável do parto. Contudo, a indicação é que as mulheres procurem os postos de saúde logo no início do período descrito. Profissionais de saúde que atuam em maternidades e em unidades de internação neonatal (UTI/UCI neonatal) também serão beneficiados.

O objetivo é, principalmente, diminuir a incidência e mortalidade por coqueluche nos recém-nascidos. Essa vacina oferece proteção vacinal indireta nos primeiros meses de vida da criança (passagem de anticorpos maternos por via transplacentária para o feto), quando ela ainda não teve a oportunidade de completar o esquema vacinal.

A partir do dia 10 de novembro, a Secretaria da Fazenda de Pernambuco irá começar a negativar no Serasa todos os proprietários de veículos que apresentam débitos de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) inscritos em dívida ativa no Estado. A relação com os nomes dos devedores já está disponível no site da Sefaz, por meio da opção “ARE VIRTUAL” e função de consulta devedores inscritos em dívida ativa; ou por meio deste link direto.

Para regularizar a situação, os contribuintes podem procurar uma das Agências da Receita Estadual; a Gerência de IPVA localizada na sede do Detran-PE, no bairro de Iputinga; através do site do Detran ou obter mais informações pelo TELESEFAZ no telefone 08002851244.

Após o endurecimento das penalidades para certas infrações de trânsito no País, a Polícia Rodoviária Federal divulgou balanço ontem (3) que mostra que no primeiro fim de semana de vigência das novas regras, 1.439 multas foram aplicadas a motoristas que as desrespeitaram. A estatística diz respeito às autuações feitas pela PRF e não leva em consideração as de outras autoridades, como as Polícias Rodoviárias Estaduais.

Em média, nos dois últimos dias, foram aplicadas quase 30 multas por hora em decorrência dessas infrações, todas previstas no Código de Trânsito Brasileiro, editado em 1997. Das 11 que sofreram alteração na lei aprovada pela presidente Dilma Rousseff em maio deste ano - e que passaram a valer no sábado, 1.º -, a que mais gerou multas no último fim de semana foi a que prevê multa de R$ 957,70 para quem fizer ultrapassagem pela contramão em linha contínua amarela, uma infração gravíssima.

Logo em seguida, figuram, com 145 ocorrências anotadas nos dois dias, casos de ultrapassagem pelo acostamento. Essa infração passou a ser considerada gravíssima e a custar R$ 957,70. Na terceira colocação, com 43 multas, está a infração por forçar a ultrapassagem, que agora é de R$ 1.915,40, gravíssima, fazendo com que o condutor incorra na suspensão do direito de dirigir.

Com 28 ocorrências, a ultrapassagem pela contramão em pontes aparece em quarto lugar e é seguida de ultrapassagem em contramão de veículo parado em virtude de algum impedimento à circulação, que teve 12 registros. Com quatro casos anotados pelos agentes da PRF no fim de semana, ultrapassar em interseções é o próximo item mais multado nos dois dias. Em todos esses casos, o preço é de R$ 957,70, uma infração gravíssima.

Depois, surgem, com três multas aplicadas no período, a infração que penaliza com cobrança de R$ 1.915,40 motoristas que fazem manobras perigosas e arrancadas bruscas. Agora a infração tem caráter gravíssimo, com suspensão do direito de dirigir. Já a disputa de racha, que prevê detenção entre seis meses e três anos, teve duas multas aplicadas pela PRF.

Ontem, quando as luzes do Congresso Nacional foram tomadas por uma iluminação azul, foi dada a largada para a campanha de conscientização sobre o câncer de próstata, idealizada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. A ideia do Novembro Azul é desmistificar a doença, que, segundo o Instituto Nacional do Câncer, acomete um a cada seis homens no Brasil.

As estimativas mostram que 69 mil novos casos deverão ser diagnosticados somente em 2014 no país, um a cada 7,6 minutos. E o pior é que cerca de 13 mil brasileiros vão morrer em decorrência da doença, o que significa um óbito a cada 40 minutos.

Depois do aparecimento dos sintomas, mais de 95% dos casos de câncer de próstata já se encontram em fase avançada. Daí a importância da realização do exame regular através do toque retal e do PSA. De acordo com especialistas, o câncer de próstata rouba do homem 7,3 anos de vida na comparação com as mulheres e isso ocorre porque eles não se cuidam.

As Campeãs da Semana
-Cavaleiros%20do%20Forro%20GELO%20NA%20BALADA%20Agosto%2014.mp3
Luan%20Santana%20TANTO%20FAZ.mp3
-Gusttavo%20Lima%20TO%20SOLTO%20NA%20NIGHT%20Fevereiro%2014.mp3
-Gabriel%20Diniz%20SABE%20DE%20NADA%20INOCENTE%20Maio%2014.mp3
Anitta%20NA%20BATIDA.mp3
-Michel%20Telo%20LEVEMENTE%20ALTERADO%20Novembvro%202013.mp3
-Garota%20Safada%20-%20passou%20Pimenta%20Maio%202014.mp3
-Marcos%20e%20Belutti%20DOMINGO%20DE%20MANHA%20Maio%2014.mp3
Pablo%20do%20Arrocha%20BILU.mp3
-Joao%20Neto%20e%20Frederico%20%20CHAMAM%20ISSO%20DE%20TRAICAO%20%20Julho%2014%20Part.%20Bruno%20Marrone.mp3
-Leonardo%20Pega%20Eu%20e%20Leva%20Pra%20Voce%20Maio%2014.mp3
-Forro%20da%20Pegação%20NAO%20VA%20VIVER%20DE%20ILUSAO%20Agosto%2014.mp3

Ouvintes Online

Nós temos 5051 visitantes online

Acessos

Mural

lorena fernandes
Data: 27/04/2012


parabens itapuama por retransmitir noticias para nós que moramos fora da cidade. parabéns arcoverde por ter uma pessoa etica como madalena brito comocandidata

Twitter

Publicidade de Primeira

Banner
Banner