Banco vai reduzir número de funcionários para ganhar eficiência (Foto: Michel Diogo/EPTV)Banco vai reduzir número de funcionários para ganhar eficiência (Foto: Michel Diogo/EPTV)

A Caixa Econômica Federal pretende abrir um plano de demissão voluntária este ano para cortar 10 mil funcionários, segundo informações do próprio banco. A companhia não divulgou detalhes sobre o plano. Antes da Caixa, o Banco do Brasil anunciou um plano de aposentadoria incentivada para cortar 18 mil pessoas. No fim do processo, conseguiu a adesão de 9,4 mil trabalhadores.

Com estruturas inchadas e lucratividade inferior aos bancos privados, os bancos estatais estão em meio à um processo de corte de custos e ganho de eficiência. A Caixa Econômica Federal tenta se reestruturar para evitar um pedido de socorro ao governo. Em outubro do ano passado, o presidente do banco, Gilberto Occhi disse que a empresa teria de vender ativos e cortar dividendos obrigatórios.

Sem essas medidas, o banco precisaria de um aporte do governo federal em 2018. Entre os ativos que poderiam ser vendidos estão a Lotex, a divisão de loterias da Caixa, a Caixa Seguridade e participações que o banco detém no frigorífico JBS e no banco Pan.

Resultado de imagem para PE registrou 54 mortes por chikungunya em 2016, o maior número do paísResultado de imagem para PE registrou 54 mortes por chikungunya em 2016, o maior número do país

No ano passado, foram notificados 263 mil 598 casos de chikungunya no Brasil, até o dia 10 de dezembro, de acordo com o Ministério da Saúde. Houve 159 mortes por causa da doença, sendo 54 só em Pernambuco.

O estado é o que registra o maior número de óbitos causados pelo vírus, seguido pela Paraíba (com 32), Rio Grande do Norte (25), Ceará (21), Rio de Janeiro (9), Alagoas (6), Bahia (4), Maranhão (5), Piauí (1), Sergipe (1) e Distrito Federal (1). [Veja vídeo acima]

Os pacientes sofrem com o diagnóstico difícil e o longo tratamento da doença. Os hospitais recebem gente com sintomas todos os dias. Os principais são: febre alta e persistente, dor e inchaço nas articulações (mãos, punhos, joelho, pés e tornozelos) e manchas na pele (a partir do terceiro dia).

Especialistas afirmam que 40% dos pacientes desenvolvem a forma crônica da doença, com sintomas que duram mais de três meses. Muitos pacientes buscam na água um alivio para esses sintomas que se arrastam por meses. Eles dizem que a hidroterapia ajuda porque traz um conforto para as articulações castigadas pela chikungunya.  A água é aquecida a 33, 34 graus. Essa temperatura atua nas terminações nervosas. Aliviando os sinais de dor e também diminuindo os edemas.

Material foi apreendido pela polícia com os suspeitos em Lajedo (Foto: Divulgação/Polícia Militar)Material foi apreendido pela polícia com os suspeitos em Lajedo (Foto: Divulgação/Polícia Militar)

Dois jovens - de 15 e 19 anos - foram detidos na terça-feira (3) após um tiroteio em uma favela de Lajedo, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, com os suspeitos foram apreendidos três celulares, R$ 2.633 em espécie, 117 pedras de crack, 496 gramas e 30 tabletes de maconha, e quatro munições.

Ainda segundo a PM, a dupla se envolveu em uma confusão por causa do tráfico de drogas no município. Os jovens tentaram fugir da polícia, mas foram encontrados em um matagal.

Os suspeitos foram levados para a Delegacia de Polícia Civil local, onde foram autuados em flagrante. Até a publicação desta matéria, não foi informado para onde os supostos criminosos serão encaminhados.

Um jovem de 23 anos foi assassinado a tiros na frente da irmã dele na terça-feira (3) em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, a vítima estava na calçada quando dois homens se aproximaram em uma moto e atiraram. Ele morreu no local.

Segundo a Polícia Civil, que esteve no local, ele foi atingido por quatro disparos de arma de fogo. Ao lado do corpo havia 13 estojos de munições, conforme informou a polícia. A irmã do jovem não ficou ferida. Não há informações sobre a autoria do crime, que será investigado pela polícia local.

G1

Um mototaxista de 46 anos foi assassinado a tiros na manhã desta quarta-feira (4) em Venturosa, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Civil, a vítima estava trabalhando quando foi baleada nas costas por dois suspeitos em uma moto.

Segundo a polícia, ele foi atingido por três tiros e morreu no local. A motivação e autoria do crime são desconhecidas. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil local.

G1

Resultado de imagem para Lotes de Dipirona, Epocler e Biotônico são recolhidos por fabricanteResultado de imagem para Lotes de Dipirona, Epocler e Biotônico são recolhidos por fabricante

O laboratório Brainfarma irá recolher 119 lotes de 59 produtos por problemas operacionais, entre eles unidades de Biotônico Fontoura, Epocler, Doril, Maracugina e Polaramine.

A empresa notificou voluntariamente a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre o recolhimento por uma falha no processo de pesagem dos lotes, fabricados entre janeiro e março de 2016. Com a notificação, a Anvisa suspendeu a comercialização destes lotes.

Os produtos a serem recolhidos representam 0,9% da produção da farmacêutica. Segundo a Brainfarma, não há indicação que esses medicamentos possam causar efeitos adversos nos usuários. Veja a lista de medicamentos no site da Anvisa. Além dos lotes que serão recolhidos agora, a lista tem outros cinco que já não estavam em circulação.

Resultado de imagem para Brasil poderá ter vacina contra a dengue em 2019Resultado de imagem para Brasil poderá ter vacina contra a dengue em 2019

A vacina contra a dengue, que está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantã, poderá ser usada em larga escala em 2019. O produto passa agora por testes. Foram instalados centros em 13 cidades de cinco regiões do país visando imunizar voluntários e avaliar a eficácia do produto.

Até o momento, já foram aplicadas doses em 4 mil pessoas, das 17 mil que deverão participar dos testes. Essa é a última fase antes da vacina ser submetida à aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Segundo o diretor Instituto Butantã, Jorge Kalil, é possível que a vacina chegue à população em 2019.

 

O senador Zezé Perrella (PTB-MG) apresentou à Comissão de Constituição e Justiça um projeto que obriga os órgãos de trânsito (como os Detrans) a disponibilizarem meios eletrônicos para que os recursos às multas possam ser feitos totalmente pela internet.

A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro, para que sejam disponibilizados aos internautas sistemas aptos à tramitação de processos de julgamento de autuações e penalidades.

Esses sistemas deverão permitir a reunião, por meio eletrônico, de documentos que fundamentem a defesa dos proprietários e condutores, inclusive recursos e petições, nos termos de regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O texto de Zezé Perrella ainda prevê que a nova lei, se aprovada, deverá entrar em vigor 500 dias após sua publicação pelo Diário Oficial. O senador alega na justificativa que sua intenção é colocar o CTB em sintonia com a era da informação digital, de forma que o cidadão tenha assegurada a apresentação integral de sua defesa, de recursos e documentos comprobatórios, pela internet, além de acompanhar o andamento do processo.

Salgueiro-PESalgueiro-PE

Alegando que encontrou a prefeitura no limite de extrapolar a Lei de Responsabilidade Fiscal, o novo prefeito de Salgueiro, Clebel Cordeiro, publicou dois decretos ontem (03) com o intuito de normalizar a situação. O objetivo, segundo as publicações, é garantir com que os serviços básicos voltem a ser prestados com urgência.

No primeiro decreto, Clebel cancela todas as gratificações de função, adicionais e horas extras dos servidores, sejam eles efetivados ou comissionados, alegando que atualmente existe uma grande quantidade de servidores recebendo gratificações e horas extras, as quais ele não tem conhecimento de qual foi o critério usado para concedê-las.

No segundo documento, Cordeiro decreta estado de emergência financeira e administrativa no município durante 90 dias, suspendendo todos os pagamentos de empenhos advindos da gestão anterior e proibindo a realização de qualquer despesa sem a autorização por escrito do prefeito.

Com a situação de emergência, o novo prefeito poderá contratar os serviços básicos e essenciais, como coleta de lixo, sem a necessidade de abrir processo licitatório.

afolhadascidades

Começa hoje (4), a tradicional Festa de Reis no município da Pedra. Será o primeiro grande evento do ano e terá na abertura as apresentações de Ivo BS, Harry Estigado e Pedrinho da Pegação. Os shows acontecem na Praça Imaculada Conceição.

Amanhã (05), vão se apresentar Ycaro & Vitório, Márcia Felipe e Geraldinho Lins, a grande atração da festa. Os shows acontecerão a partir das 22h00.

A Festa de Reis ainda contará com o já conhecido Polo Cultural, que funcionará na entrada da Praça Cel. José Diniz, entre as 19h e 22h com shows de grupos culturais, reisado, violeiros e danças tradicionais.

A novidade da festa será a Feira Regional denominada de Pedra Produz, que reunirá 15 produtores locais das diversas atividades com exposição e venda de seus produtos, numa parceria com o Sebrae. Estarão presentes artistas plásticos, artesãos, empresas e produtores rurais. O Pedra Produz funcionará ao lado do Polo Cultural, começando também às 19h.

Foto: Wellington Dantas/DivulgaçãoFoto: Wellington Dantas/Divulgação

Os atores, técnicos e produtores das Paixões de Cristo de Pernambuco realizarão protesto na manhã desta quarta-feira (4), na Boa Vista, em frente à sede da Fundarpe. De acordo com o Movimento Teatral de Pernambuco, o governo do estado, a Secretaria de Cultura e a Fundarpe ainda não realizaram o pagamento referente às encenações da última Páscoa - em abril do ano passado. O edital do projeto Pernambuco das Paixões de 2016, divulgado em janeiro, prometeu destinar até R$ 340 mil para dez montagens cênicas.

De acordo com Pedro Dias, responsável pela Paixão de Cristo de Camaragibe, A Paixão dos Camarás, o atraso de mais de dez meses no pagamento configura "um descaso enorme do governo com a cultura pernambucana. É uma maldade". Diógenes Lima, da Paixão de Cristo de Paulista, Morte e Vida Nazareno, afirmou que os movimentos teatrais de Pernambuco planejam levar "um Judas e algumas cruzes" para o protesto. "É uma falta de respeito. Daqui a pouco completamos um ano sem nenhuma atitude do governo", disse.

Procurada pela reportagem do Viver, as assessorias de imprensa da Secult e da Fundarpe disseram que "os pagamentos não executados no exercício de 2016 estão em previsão de pagamento (PDs) e serão regularizados a partir da abertura do sistema da Secretaria da Fazenda", e que os cachês ainda não foram pagos por conta "da falta de liberação dos recursos". Além de Camaragibe e Paulista, os profissionais das Paixões de São Lourenço da Mata, Limoeiro, Bom Jardim, Recife, Amaraji, Sertânia e Floresta também seguem sem receber.

A Secretaria de Administração de Pernambuco firmou convênio com instituições de ensino superior do estado para que os servidores - e seus dependentes - possam estudar nas unidades com desconto na mensalidade. A parceria foi firmada através do Centro de Formação do Servidor.

Os funcionários públicos podem obter preço mais acessível em cursos de graduação e pós-graduação. A taxa varia entre 20% e 50%. Os interessados podem acessar o site do Cefospe ou ligar para (81) 3183-4947.

concurso-professor-pernambucoconcurso-professor-pernambuco

A Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco publicou a esperada homologação do resultado do concurso público para o preenchimento do cargo de professor de diversas disciplinas.

O concurso foi regionalizado. A Portaria Conjunta SAD/SEE Nº 156, foi publicada em 30 de dezembro pelos Secretários Fred Amâncio e Milton Coelho.

O concurso visa ao preenchimento de 200(duzentas) vagas efetivas de nível superior, integrantes do grupo ocupacional Magistério, do Quadro Permanente de Pessoal do Sistema Público Estadual de Educação, cargo Professor, para os eixos de Educação Profissional.

Clique aqui e veja todos os aprovados.

O Centro Comercial Regional de Arcoverde Vereador Ulisses de Britto – Cecora sorteou, nesta terça-feira (03), às 10h, os prêmios do Natal da Gente.

Na ocasião, o gestor do Centro, Paulo Sérgio, fez uma prestação de contas da primeira gestão (2013/2016) e destacou, entre outras ações, a priorização da humanização no atendimento ao público; a criação e incentivo de campanhas comerciais como o próprio Natal da Gente, Liquida Cecora, São João do Cecora e Comida de Boteco.

Nesta terceira edição do Natal da Gente, participaram 65 lojas envolvidas e quem comprou R$ 20,00 em produtos, entre os dias 1º e 31 de dezembro de 2016, concorreu a vários prêmios. Tudo isso movimenta o Centro Comercial, atrai os clientes e aquece as vendas.

Para o quadriênio de 2017-2020, a administração do Cecora lançou metas e projetos como: a pavimentação do entorno do Mercado de Carnes e via Central da feira; requalificação do setor de galetos e peixes, reforma de mais dois sanitários, adequação de um local para receber uma brinquedoteca, destinado ao lazer e aprendizado das crianças dos permissionários, entre outras ações que marcam o planejamento.

Segue abaixo lista com os premiados do Natal da Gente 2016:

1º Prêmio – ESPREMEDOR – Ewellin Xavier – Rua José Bezerra de Carvalho, Centro. Arcoverde-PE -/SEVERINO E DEDÉ CALÇADOS;

2º Prêmio – BATEDEIRA – Maria José Lira Magalhães- Rua Magalhães Porto, São Cristóvão. Arcoverde-PE / LOJA MEM VARIEDADES – ORG. ANGELA E ZÉ GALEGO;

3º Prêmio – LIQUIDIFICADOR – José Guilherme Brito dos Santos – Rua Comendador Imperalino Souza, Centro. Arcoverde-PE /MERCADINHO IPANEMA;

4º Prêmio – DVD PORTÁTIL – Ana Carolina Silva -  Israel Neri de Lima, São José. Pedra-PE/ ARCOFEST;

5º Prêmio – VALE COMPRAS (R$100,00) – Andréia Neves – Rua Prudente de Moraes, centro Arcoverde-PE / FRAZÃO CONFECCÇÕES;

6º Prêmio - VALE COMPRAS (R$100,00) – Vanessa Bispo da Silva – Rua José Cândido Galvão, Boa Vista. Arcoverde-PE / FRAZÃO CONFECCÇÕES;

7º Prêmio - VALE COMPRAS (R$100,00) – Inácia Maria DE Jesus – Rua Dinato Rodrigues de Alencar, São Miguel. Arcoverde-PE / BARRACA SANTO EXPEDITO;

8º Prêmio - VENTILADOR – José Miguel de Siqueira – Rua Vitorino José Freire, Centro. Arcoverde-PE / BINA MODAS;

9º Prêmio -  CELULAR – Natane Leite Gonzaga – Avenida Custódia Ferreira, Santo Antonio. Belo Jardim / Ana Variedades;

10º Prêmio - FORNO MICROONDAS Valmir Nunes – Rua Gumercindo Cavalcante, São Cristóvão. Arcoverde-PE / J.N Styllus;

11º Prêmio - FOGÃO – Jucineide Brito dos SantosRua Leonardo M. de Melo, São Cristóvão. Arcoverde-PE / MERCADINHO IPANEMA;

12º Prêmio – TV LED 32 – Maria José da Silva FeitosaRua das Neves, Boa Vista. Arcoverde-PE / BOX DA AMIZADE. Org. Zé Maria.

FOTOS: Israel Leão

Campus Recife da UFPE (Foto: Ascom UFPE/Divulgação)Campus Recife da UFPE (Foto: Ascom UFPE/Divulgação)

Começam nesta terça-feira (3) as inscrições para o ano letivo 2017 do Portal UFPE, da Universidade Federal de Pernambuco. O projeto de preparação para exames de acesso ao ensino superior oferece 140 vagas para estudantes de baixa renda, oriundos da rede pública de educação.

As inscrições seguirão até a sexta-feira (20), no Diretório Acadêmico de Medicina Umberto Câmara (Damuc), no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPE, na Zona Oeste do Recife.

Os interessados devem comparecer ao local entre 8h e 17h. É preciso preencher uma ficha, pagar uma taxa de R$ 20 e entregar uma foto 3x4 recente e apresentar original e cópia de documento de identidade (RG, CNH, CTPS, etc).

Estão aptos a participar do processo seletivo do Portal UFPE os alunos que tenham concluído ou estejam concluindo o ensino médio na rede pública, em qualquer uma de suas esferas (municipal, estadual ou federal). Serão admitidos estudantes que tenham cursado, no máximo, um ano do ensino médio em escola particular, desde que não tenha sido o 3º. ano.

O processo seletivo tem duas etapas. A primeira será a realização de uma prova objetiva, com 60 questões de múltipla escolha, no dia 22 de janeiro.

No dia 27, serão divulgados os nomes dos 200 aprovados na primeira fase, que passarão por entrevistas entre 30 de janeiro e 2 de fevereiro (esta última data, para ex-alunos do Portal e retardatários).

A intenção, nesta etapa, é conhecer o perfil dos potenciais alunos do pré-vestibular. Se necessário, será requisitada comprovação adicional em relação à situação socioeconômica dos candidatos.

A previsão do início do ano letivo é dia 4 de fevereiro. As aulas ocorrem no prédio Niate do Centro de Biologia e Centro de Ciências da Saúde da UFPE (Campus Recife).

As aulas serão de segunda a sexta-feira, no período da noite, e aos sábados, pela manhã e à tarde. Algumas atividades também são realizadas em manhãs de domingo.

G1

IFPE Caruaru (Foto: Divulgação/Ascom IFPE)IFPE Caruaru (Foto: Divulgação/Ascom IFPE)

O campus Caruaru do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) está selecionando três professores para o Pronatec. As vagas são pra as disciplinas de Práticas Construtivas, Noções de Educação Socioambiental e Sustentabilidade, e Estatística Aplicada à Qualidade. A remuneração por hora/aula é de R$ 50.

As inscrições para a seleção externa de professores seguem abertas até o dia 10 de janeiro. O processo seletivo será através de avaliação curricular. O edital pode ser conferido na página do Pronatec.

Para realizar a inscrição é preciso acessar a página do Pronatec e anexar (em formato PDF) a ficha de inscrição, currículo resumido, cópia do RG e do CPF, comprovante de votação das duas últimas eleições ou certificado de quitação eleitoral emitido nos últimos 30 dias, comprovante de quitação com serviço militar, cópias comprobatórias das titulações acadêmicas e experiências profissionais e Termo de Responsabilidade (disponível no anexo V do edital).

 

O resultado preliminar da seleção será divulgado no dia 11 de janeiro de 2017, no endereço eletrônico do IFPE campus Caruaru.

03/01/2017 13h14 - Atualizado em 03/01/2017 13h14

IFPE abre seleção de professores para o Pronatec no campus de Caruaru

Processo seletivo será realizado através de avaliação curricular dos docentes.
Inscrições são até 10 de janeiro; remuneração por hora/aula é de R$ 50.

Do G1 Caruaru

IFPE Caruaru (Foto: Divulgação/Ascom IFPE)IFPE Caruaru (Foto: Divulgação/Ascom IFPE)IFPE Caruaru seleciona professores para o Pronatec (Foto: Divulgação/Ascom IFPE)

O campus Caruaru do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) está selecionando três professores para o Pronatec. As vagas são apra as disciplinas de Práticas Construtivas, Noções de Educação Socioambiental e Sustentabilidade, e Estatística Aplicada à Qualidade. A remuneração por hora/aula é de R$ 50.

As inscrições para a seleção externa de professores  seguem abertas até o dia 10 de janeiro. O processo seletivo será através de avaliação curricular. O edital pode ser conferido na página do Pronatec.

Para realizar a inscrição é preciso acessar a página do Pronatec e anexar (em formato PDF) a ficha de inscrição, currículo resumido, cópia do RG e do CPF, comprovante de votação das duas últimas eleições ou certificado de quitação eleitoral emitido nos últimos 30 dias, comprovante de quitação com serviço miliar, cópias comprobatórias das titulações acadêmicas e experiências profissionais e Termo de Responsabilidade (disponível no anexo V do edital).

O resultado preliminar da seleção será divulgado no dia 11 de janeiro de 2017, no endereço eletrônico do IFPE campus Caruaru.

Ouvintes Online

Nós temos 336 visitantes online

Acessos

Banner