top of page
Reading the Paper

UMA HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO E SUCESSO

Fundada no dia 8 de dezembro de 1988, pelo radiodifusor João Ferreira Correia, a Rádio Itapuama FM – 92,7 Mhz, é também a segunda emissora de rádio FM do município de Arcoverde-PE. Atualmente é uma das emissoras do Nordeste, que detém um dos maiores índices de audiência, proporcionalmente, segundo as pesquisas, com a sua programação popular, dirigida as classes A, B, C, D e E, chegando a alcançar, em alguns bairros da cidade e da Zona Rural, recordes de audiência na preferência da população.

A Rádio Itapuama FM 92,7 é também a primeira emissora de Arcoverde a transmitir a sua programação através de plataformas digitais com alta tecnologia. São 24 horas no ar, durante os sete dias da semana, em 92,7, através do aplicativo (Itapuama FM) e no Portal www.itapuamafm.com.br.

O parque de transmissores da Itapuama FM está localizado no Morro São João, a cerca de 2km do centro da cidade, numa torre de 60 metros de altura com antenas banda larga da Ideal Antenas. A Itapuama FM é assim, pioneira em tudo o que faz, seja na forma ou no conteúdo.

A programação da Itapuama está sempre atendendo às mudanças que os ouvintes - exigentes - da Itapuama FM anseiam. Além dos programas musicais, noticiários e de entretenimento, a emissora também veicula um programa de variedades, nas tardes das terças e quintas-feiras, com espaço para os artistas e a cultura local (Programa De 1ª Categoria).

ANUNCIE NA ITAPUAMA FM

Conhecendo um pouco da nossa história, você tem certeza de que vale à pena atentar para este detalhe fundamental: o seu consumidor é um ouvinte em potencial. É exigente em tudo e, como diz a ciência, a mente humana só guarda as informações que lhe interessam. Anuncie já na Itapuama para ser ouvido e vender muito mais.

CONHEÇA JOÃO FERREIRA

João Ferreira Correia é o criador, fundador e diretor geral da Rádio Itapuama FM com mais de 50 anos na radiodifusão de Arcoverde, de Pernambuco e do Brasil.

Perfil - No ano de 1946, no mês natalino, nasceu em Ameixas (à época distrito de Limoeiro e hoje pertencente a Cumaru, no Agreste pernambucano) o menino João Ferreira Correia.

Filho dos agricultores Maria Abília Ferreira e José Correia Filho, foi o primeiro de cinco irmãos (Marina Maria Ferreira de Souza, Maria Abília Ferreira Filha, Marinalva Ferreira da Silva e Euzébio Ferreira Correia). A família morou em Ameixas até o ano de 1958, quando Seu José Correia e Dona Abília decidiram tentar a vida em uma cidade que estava começando a se desenvolver no Sertão: Arcoverde. Assim, no mês de março, numa tarde de outono, os Ferreira desembarcavam em Arcoverde, com pouco dinheiro no bolso, mas muitos sonhos e ideais na cabeça.

João, já com 11 anos, foi ajudar o pai no trabalho agrícola. Só no ano seguinte, em 1959, começou a estudar na Escola Carlos Rios, onde cursou todo o ensino fundamental. No Centro Supletivo terminou o 2º grau e na Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA) cursou Bacharelado em Letras.

O primeiro trabalho do jovem João, foi no final dos anos 50 na Oficina Relâmpago. O seu tio, Manuel, foi ao estabelecimento e pediu um emprego para o sobrinho ao dono da oficina, José Vieira Cavalcante. Lá, João atuou como mecânico de carros, lavando peças, aprendendo e adquirindo experiência com a própria prática.

No início dos anos 60, mudou de trabalho, indo para a Oficina de Terêncio, com montagem e eletricidade de automóveis. Ainda no ramo de mecânica, trabalhou na Oficina Arcoverde, de propriedade de Eliseu Bezerra da Silva. Na sequência, a partir de 1965 (depois que serviu o Exército) foi contratado pela Pajeú Comércio, revenda de carros da Volkswagen em Arcoverde, onde ficou até o mês de outubro de 1969.

No rádio o começo foi por pura curiosidade, em 1968, na Rádio Cardeal AM. Com o tempo, os diretores da concessionária de automóveis viram que o jovem dedicava mais atenção ao rádio do que à mecânica de carros. Assim, deram o ultimato: a certeza da chefia na oficina ou a incerteza de um operador de áudio (controlista) na rádio! João não pensou duas vezes: “- Fico na rádio”! E assim começava a paixão sem medida de João Ferreira com o rádio e com a radiodifusão.

Na Rádio Cardeal atuou como operador, antigamente chamado de controlista, foi programador, gerente comercial e gerente geral até o mês de agosto de 1981. No mesmo ano, foi convidado pelos empresários Jefferson Siqueira e Nerivaldo Cavalcanti - então diretores da primeira emissora FM que seria instalada em Arcoverde - para montar a FM Independente. Lá, gerenciou e produziu a programação até agosto de 1986. Nessa época, João foi chamado pelos diretores da Rede Globo Nordeste para abrir, em Arcoverde, uma agência de publicidade. Era fundada assim a Jofeco Propaganda LTDA De 1986 a 1988, trabalhou com criação e produção de VTs comerciais para televisão - com clientes do interior de Pernambuco e da Paraíba - produzindo também clipes musicais de cantores e bandas, como Assisão, Flávio José, Jorge de Altinho, Os Tropicais, entre outros.

Uma vida e uma história - Em oito de dezembro de 1988, João fundou a Rádio Itapuama FM, montando, estruturando, produzindo programas, contratando profissionais e conquistando clientes e parceiros. Ao longo desses mais de 35 anos de história, trabalho e dedicação, à frente da Itapuama, João continua aprendendo e fazendo a diferença na história do rádio em Arcoverde. Sempre à frente do seu tempo, traz sempre as mais modernas inovações tecnológicas disponíveis para o rádio.

João Ferreira costuma se auto intitular de "Operário do Rádio" e ele realmente é um operário, prestador de bons serviços para toda a região. Dedicado, atencioso e apaixonado por tudo que faz, João Ferreira é exemplo de profissional - ético e digno - a ser seguido.

João Ferreira: com o rádio na cabeça e no coração
Por Zalxijoane Lins Ferreira

Filho do agricultor José Correia Filho e da doméstica Maria Abilia Ferreira, João Ferreira Correia nasceu em Ameixa -- na época município de Limoeiro ,hoje pertence a Cumaru, região Agreste de Pernambuco - em 27 de dezembro de 1946 e tem mais quatro irmãos, um homem e três mulheres.

Foi educado nas escolas Carlos Rios, onde cursou o Ensino Fundamental I e II, e no Supletivo onde cursou o 2º Grau, vindo mais tarde a ingressar no curso de Letras na AESA.

Mudou-se para Arcoverde em 1958, aos doze anos, pra casa dos seus avós paternos. Nesse mesmo ano começou a vender frutas na Estação; meses depois, passou a trabalhar como ajudante de mecânico na Oficina Relâmpago de Zé Vieira Cavalcanti, ainda hoje (janeiro/2010) em pleno funcionamento; passou ainda pelas oficinas de Terêncio, de Chuncho, de Eliseu e de Toinho Galego. Em seguida foi para a Pajeú Comércio, que passou a se chamar Pavel, atuando como mecânico, eletricista e montador. Fez vários cursos pela Volkswagem.

Somente em 1969 deu seu primeiro passo na carreira de radiodifusor, iniciando como operador de áudio na antiga Rádio Bandeirantes, a AM Cardeal. João trabalhou durante 12 anos na Cardeal, onde, em agosto de 1977, passou a atuar como gerente geral. No início dos anos 80 fundou a primeira FM da cidade. Seis anos depois, abriu a Jofeco Propaganda Ltda. - Agência de propaganda e publicidade voltada para televisão. Em 1988, voltou à cena do Rádio já inaugurando sua própria emissora, a Rádio Itapuama FM 99,3 em 08 de dezembro, que logo consolidou-se como a maior audiência entre todas as emissoras AM e FM da Região e uma das rádios mais importantes do Nordeste.

Em 1991 fundou a Fundação Jofeco e Comunicação e em 2004 Inaugurou mais uma emissora de sua propriedade, a JF FM 106,7. Em 30 de outubro de 2009 comemorou 40 anos de Radiodifusão, recebendo felicitações de várias personalidades. No dia 18 de dezembro de 2009 recebeu na Câmara de Vereadores de Arcoverde, o Título de Cidadão Arcoverdense, proposto em 1992, pela vereadora Célia Cardoso.

Durante esses 40 anos, João Ferreira Participou de 17 Congressos de Radiodifusão de âmbito nacional e 15 Encontros Regionais da ASSERPE. No período de 1990 a 2004 Compôs a direção da ASSERPE, como Diretor e Vice - Presidente.

A trajetória de João Ferreira é uma das mais brilhantes histórias da Radiodifusão Brasileira, marcada pelo amor, decepções, dificuldades, sofrimentos, superações e vitórias.

João, ilustre personagem da história da imprensa falada, interferindo na consciência dos homens e na identidade de uma Região promissora, atua como formador de opinião, com responsabilidade, presente nos fatos mais relevantes da vida pública brasileira, divulga junto ao povo ideias e propostas de estadistas de todas as esferas.

E é interagindo com todos os segmentos sociais que João Ferreira conquistou um espaço definitivo no mercado de trabalho e no coração do povo; foi no contato com as pessoas que ele aprendeu a compreendê-las, pautando suas ações nos anseios populares. Não se pode negar o que representa o seu trabalho na construção de uma sociedade mais livre, mais justa, plural e cidadã.

Seguramente, a história do Rádio no município de Arcoverde e na Região foi indelevelmente marcada pelos sonhos de um jovem, a luta de um adulto e a força de um homem que nunca esteve sozinho, porque Deus o conduz em vitória.

(Texto publicado no Jornal de Arcoverde - Julho/Agosto 2013).

Entre em contato
bottom of page